Director Executivo da ATTA é orador no 4º Congresso da APECATE

O Director Executivo da ATTA, Christopher Doyle, está confirmado como orador no 4º Congresso da APECATE, que terá lugar no Montebelo Vista Alegre Hotel, em Ílhavo, nos próximos dias 29 e 30 de janeiro.

Sob o tema “Aventura Significa Negócio”, Chris Doyle propõe-se partilhar a sua visão sobre o grande potencial do Turismo de Aventura no mundo e, partindo dos indicadores de crescimento deste segmento do Turismo, dos interesses e motivações dos viajantes e dos fatores que conferem excelência aos destinos de aventura, debater com os congressistas estratégias que poderão ajudar Portugal a melhorar a sua competitividade neste campo. Para além do interesse que terá o contacto com esta Associação que promove, a nível internacional, os destinos que apostam em economias sustentáveis, este será seguramente um Painel muito útil e enriquecedor para todos os que se dedicam quer ao desenvolvimento quer à promoção do Turismo de Ar Livre em Portugal. O moderador deste debate será Carlos Costa, doutorado em Turismo pela Universidade de Surrey, professor catedrático da Universidade de Aveiro e director do seu Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial.

Criada em 1990, a ATTA – Adventure Trade Travel Association é uma associação internacional que integra 1000 membros em 80 países de todo o mundo. São, na sua maioria, operadores turísticos, organismos oficiais de turismo, agentes especializados e unidades de alojamento, que têm comum um compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo de aventura. No âmbito do seu trabalho de investigação e formação, a ATTA publicou a 5ª edição do ATDI – Adventure Tourism Development Index, um relatório muito interessante que tem como objectivo avaliar o posicionamento dos países quanto ao seu potencial para o Turismo de Aventura, através de um ranking ponderado em função dos chamados “pilares da sustentabilidade”. Foi este trabalho, no qual Portugal aparece em curva descendente desde 2008, que despertou um grande interesse na APECATE e motivou o convite para a participação da ATTA no seu 4º Congresso.