Disponibilidade e visibilidade online são as prioridades dos hotéis este ano

Um relatório da SiteMinder, uma plataforma cloud global para o setor hoteleiro, revela que a capacidade para crescer em reservas diretas e ter presença na Internet são, este ano, os dois principais focos de negócio dos hotéis. Esta conclusão, que aparece no estudo intitulado ‘SiteMinder Global Hotel Business Index’, publicado hoje, baseia-se numa sondagem realizada a mais de 2.100 estabelecimentos, tanto independentes como de grupos hoteleiros de todo o mundo.

De acordo com o relatório, a capacidade para aumentar as reservas diretas e lograr mais presença online são prioridades de negócio para os hoteleiros, inclusive mais importantes do que as reservas por telemóvel ou a personalização do serviço para melhorar a experiência dos hóspedes. O paradoxo, afirma a SiteMinder, é que apesar de 95% dos entrevistados considerar um grande desafio “conduzir os hóspedes a reservar de forma direta nos seus hotéis”, apenas 37% julga que “explorar nova tecnologia e sistemas hoteleiros” é uma alta prioridade para o seu negócio hoteleiro.

“Os resultados deste primeiro ‘Global Hotel Business Index’ da SiteMinder evidenciam, mais uma vez, o desejo dos hotéis de maximizar os canais online e fazer crescer o seu negócio, mas também as suas contraditórias vacilações na hora de provar novas tecnologias que possam sustentar esse esforço. Os hoteleiros têm de começar a perceber que não se pode priorizar um sobre o outro”, afirma Mike Ford, diretor-gerente da SiteMinder.

“Os sistemas e tecnologias obsoletos – com os altos custos que costumam ocasionar – são relevantes no nosso setor”, acrescenta Mike Ford. “Igual ao que acontece com os consumidores, os hoteleiros estão numa posição privilegiada para mudar isto. No entanto, somos nós quem devemos compreender as razões desta percepção e temos que tornar a nossa tecnologia mais fácil de obter, mais acessível e, em última instância, mais proveitosa para os hoteleiros, a quem vão dirigidos os nossos serviços”.

Durante os 12 meses do exercício fiscal que finaliza em junho de 2016, os clientes hoteleiros da SiteMinder geraram 16 mil milhões de dólares em receitas utilizando a tecnologia de reservas e distribuição cloud da empresa, mais 116% que no mesmo período de há dois anos. Dos 16 mil milhões de dólares, 1,05 mil milhões foram gerados através do motor de reserva direta da SiteMinder, TheBookingButton, um aumento homólogo de 43%.

Mike Ford afirma: “Estamos a ser testemunhas de um aumento sem precedentes nas reservas online quer diretas quer através de canais de terceiros. Graças às nossas soluções que podem ser configuradas em pouco tempo e estão disponíveis com uma mensalidade plana a partir de apenas 37 dólares, a SiteMinder é um exemplo do quão fácil pode ser para os hoteleiros fazer conseguir mais reservas diretas, aumentar a sua presença online e conseguir que os hóspedes façam as suas reservas diretamente”.

O SiteMinder’s Global Hotel Business Index examina ainda os assuntos que mais interessam aos hoteleiros no dia a dia, como analisam estreitamente a sua concorrência e as tendências do negócio que, no seu entender, se acelerarão nos próximos 10 anos.