#Distribuição: “É um momento que nos vai trazer maior clareza nas apostas que devem ser feitas”.

Ambitur.pt continua a auscultar o setor da distribuição, numa altura em que já começa a existir produto no mercado e são já várias as companhias aéreas, incluindo a TAP, a anunciar a retoma de voos.

José Ferraz, diretor geral da Agência Abreu, não duvida de que este “é claramente um dos maiores desafios da história do turismo, que nos obrigou a assentar ideias, reunir esforços em torno de uma causa comum, focar-nos e adaptar-nos a uma realidade totalmente disruptiva, da qual temos de tirar as melhores aprendizagens para encontrar a melhor solução”.

Agora que as férias de verão se aproximam, o responsável adianta que o turista nacional pretende sobretudo produto nacional e, por isso, a Abreu está já a reunir ofertas focadas no mercado interno, de norte a sul e ilhas. “Porto Santo e Algarve são e sempre foram apostas nossas”, frisa José Ferraz, que adianta que este ano os destinos serão reforçados na questão da segurança e higienização dos estabelecimentos. A Abreu também tem verificado que o norte, nomeadamente regiões como o Gerês, Viana do Castelo e Baião, e ainda o centro com Óbidos e Serra da Estrela, “verificam uma procura diferente do habitual nesta temporada”.

Para mais tarde, e porque existem sempre clientes para luas-de-mal, o responsável reconhece que já estão a ser sondados para destinos mais exóticos como Bali, Zanzibar, Maldivas ou Maurícias.

O diretor geral da Agência Abreu espera que esta seja já uma luz ao fundo do túnel para que a atividade da distribuição seja retomada. Mas não tem dúvidas de que “é um momento que vai marcar o setor mas que nos vai trazer maior clareza nas apostas que devem ser feitas”.