Diversificação da oferta e promoção segmentada consolidam reconhecimento do Algarve como destino para todos os gostos

A diversificação da oferta da região e a aposta na promoção de produtos segmentados – ideias-chave que orientam a atual estratégia de promoção do Turismo do Algarve – têm sido decisivas para consolidar o posicionamento do Algarve como um destino multifacetado, capaz de atrair visitantes com interesses diversos. A aposta que o Turismo do Algarve tem feito ao nível da diversificação da oferta e da promoção de produtos direcionados a segmentos específicos continua a ser bem sucedida, conforme revela o balanço feito em relação ao trabalho de promoção externa desenvolvido ao longo do 1º semestre deste ano, divulgado pela Associação Turismo do Algarve (ATA).

Para além de enriquecer o portefólio turístico do destino e de potenciar uma lógica de complementaridade entre as várias experiências que a região oferece aos visitantes, esta estratégia tem sido decisiva para manter uma evolução positiva de vários indicadores, resultando em:

  • + 2.8% de dormidas
  • + 3.1% de hóspedes
  • + 3.3% de passageiros que aterraram em Faro
  • + 6% voltas de golfe

(valores acumulados de janeiro a junho de 2024, face ao mesmo período do ano anterior)

Vendo reconhecida esta prestação positiva, a ATA – responsável pela promoção turística externa do destino – continua a expandir a sua base de associados. No primeiro semestre, registou a adesão de 15 novas empresas da região, representativas de várias atividades turísticas e de vários territórios do destino, alcançando um total de 391 associados.

Cada vez mais conscientes dos benefícios deste trabalho conjunto e do contributo que podem dar para o desenvolvimento do turismo da região, a adesão e a participação das empresas do setor em torno das ferramentas e ações promocionais que o Turismo do Algarve disponibiliza também tem aumentado de forma significativa. Exemplo disso é o número recorde de empresas associadas que, na primeira metade do ano, se candidataram aos apoios financeiros existentes para Planos de Comercialização e Vendas dirigidos aos mercados externos. Das 99 candidaturas recebidas, 85 foram elegíveis para desenvolver esse plano com o apoio do Turismo do Algarve, o que se traduziu num financiamento total de campanhas de marketing internacional na ordem dos dois milhões de euros.

Balanço da atividade de promoção externa do Turismo do Algarve em números
[1 janeiro 2024 – 30 junho 2024]

Campanhas de marketing com companhias aéreas, operadores turísticos e OTA’s (Online Travel Agencies)

O primeiro semestre serviu para preparar várias campanhas de marketing, realizadas em parceria com operadores turísticos e companhias aéreas, com vista a potenciar reservas nos próximos meses e até ao final do ano. Entre estas ações, contam-se colaborações com companhias como a Easyjet, British Airways, Lufthansa, Volotea, Air Transat, Condor e Jet2.com, entre outras.

  •  realização de 11 campanhas de co-marketing com companhias aéreas provenientes de 9 mercados
  • realização de 21 campanhas de co-marketing com operadores turísticos e OTA’s, provenientes de 12 mercados:
    – 11 campanhas multiprodutos
    – 7 campanhas de golfe
    – 3 campanhas de natureza / desporto / cyling & walking
  • lançamento de 18 campanhas de co-marketing (ainda a decorrer) com operadores turísticos e OTA’s, provenientes de 8 mercados

Feiras e eventos do setor

A participação em feiras e eventos do setor continua a ser uma estratégia fundamental para aumentar o interesse pelo Algarve, facilitando o contacto direto com potenciais clientes e parceiros. Para além da promoção, estes eventos são também essenciais para o desenvolvimento de networking e identificação de novas oportunidades de negócio.

No primeiro semestre de 2024, realizaram-se já várias dessas iniciativas, com destaque para a reunião com a Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA); a participação na convenção norte-americana da IAGTO; a presença no L.E./MIAMI – um dos eventos mais exclusivos para profissionais dedicados ao turismo de luxo nos EUA e a participação no Global Meeting & Incentive Travel Exchange.

  • presença do destino em 32 feiras/eventos internacionais:
    – 6 eventos de MICE
    – 16 eventos multiprodutos
    – 2 eventos de Golfe
    – 8 eventos de natureza / desporto / cyling & walking

Visitas ao destino

O Turismo do Algarve continua a valorizar a importância que jornalistas e influenciadores têm como divulgadores e prescritores do melhor que a região tem para oferecer a quem a visita. Para além da organização e apoio dado a visitas ao destino, privilegiando programas surpreendentes e diferenciadores, participou, pela primeira vez, na TBEX Europe, a maior conferência dedicada a criadores de conteúdos e influenciadores de viagens e lifestyle na Europa.

  • 44 visitas de imprensa realizadas | 51 participantes, provenientes de 11 mercados
  • 10 visitas de familiarização | participação de 80 operadores/agentes de viagens, provenientes de 14 mercados

Interesse de mercados de longa distância continua a aumentar

Ao longo do 1º semestre de 2024, o interesse dos turistas provenientes dos EUA (+11,4%), Canadá (+16,5%) e Brasil (+4,3%) pelo Algarve continuou a crescer, consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos.

De recordar que, para capitalizar este aumento da procura, o Turismo do Algarve decidiu reforçar, desde o início do ano, as ações promocionais direcionadas aos mercados dos Estados Unidos e do Canadá, como forma de incentivo a um maior número de visitas à região e contributo para a amplificação das rotas aéreas que ligam o destino a estes mercados.

Além do turismo de lazer, a procura pelo Algarve como destino para a realização de eventos profissionais é uma das motivações de visita que tem estado a crescer de forma evidente, atraindo a atenção de vários mercados, incluindo os EUA, mesmo não havendo ainda voos diretos para Faro.

Ações previstas para agosto 2024

  • Próximas campanhas com companhias aéreas

Em agosto, o Turismo do Algarve vai elaborar a próxima temporada de campanhas a realizar em conjunto com companhias aéreas. As ações em questão serão implementadas de setembro a novembro e contam com a participação de companhias como a British Airways, a Lufthansa e a Eurowings, entre outras.

  •  Visita de imprensa “20 Minuten Lifestyle” (mercado: Suíça) | Data: 3 a 7 de agosto

O Turismo do Algarve vai apoiar a vinda à região da jornalista Laura Zygmunt, colaboradora da revista suíça “20 Minuten Lifestyle”,

uma publicação direcionada ao segmento de lifestyle que tem um alcance de 3,5 milhões leitores por mês. O objetivo da visita é dar a conhecer as melhores ofertas de Faro, enquanto capital da região.

  • Visita de imprensa Daily Mail e Mail Online (mercado: Reino Unido) | Data: 10 a 17 de agosto

O jornalista Mark Palmer, editor de viagens dos dois jornais britânicos líderes, Daily Mail e Mail Sunday, visita o Algarve para escrever um artigo sobre férias em família, multigeracionais. A versão impressa dos jornais tem um alcance de 735.857 leitores, contando, no digital, com 24.7 milhões de visitantes online, pelo que esta ação resultará numa cobertura da região com um alcance bastante significativo.

  • Programa de TV “O melhor da Vida” (mercado: Brasil) | Data: 13 de agosto

A região do Algarve será palco da gravação do programa de TV brasileiro “O melhor da vida”, cuja equipa de produção será acompanhada pelo Turismo do Algarve. O canal de difusão deste programa, dedicado ao bem-estar, à saúde, qualidade de vida e ao turismo, conta com 7,56 mil subscritores, e irá divulgar as belezas naturais da região, a cultura local, a gastronomia e as diversas opções de lazer.

  • Visita de imprensa (mercado Alemanha) | Data: 31 agosto a 12 de setembro

O Turismo do Algarve apoia o jornalista alemão Thilo Scheu na sua visita à região para atualização do guia de viagens “Algarve e Lisboa”, da editora Reise Know-How, bem como para produzir um novo guia do destino, num formato mais reduzido, ambos com data de publicação em 2025.