Dois alunos da Escola de Turismo e Hotelaria de Coimbra (EHT Coimbra) vão representar Portugal em duas competições internacionais, que terão lugar em novembro de 2025. Estes alunos foram selecionados por se terem destacado no concurso nacional Interescolas, iniciativa do Turismo de Portugal, que decorreu entre 5 e 7 de fevereiro na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e que reuniu 150 participantes que competiram em 13 especialidades.
Rodrigo Pires, natural de Mira, foi o primeiro classificado na categoria de Bar e vai participar nos Encontros Europeus da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), que se realizam no mês de novembro em Västeras, Suécia.
Pedro Tomé, natural de Coimbra, foi o segundo classificado na categoria de Cozinheiro Aprendiz e também irá participar nos Encontros Europeus da AEHT.
Dos nove alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra que participaram na 20.ª edição dos Concursos Interescolas da Rede de Escolas de Turismo de Portugal, cinco conquistaram medalhas. Os medalhados da EHT Coimbra foram: Rodrigo Pires (aluno do Curso de Gestão de Restauração e Bebidas), que obteve a Medalha de Ouro na categoria de Bar; Márcio Costa (aluno do Curso de Gestão de Restauração e Bebidas), que recebeu a Medalha de Prata na categoria Futuro Escanação e o Troféu Gilberto Mira; Sara Sousa (aluna do Curso de Turismo Cultural e Património), que obteve a Medalha de Prata na categoria de Turismo; Pedro Tomé (aluno do Curso de Gestão e Produção de Cozinha), que recebeu a Medalha de Prata na categoria de Cozinheiro Aprendiz; e Joana Veloso (aluna do Curso de Gestão de Restauração e Bebidas), que obteve a Medalha de Bronze na categoria de Serviço de Restauração e a Taça Joaquim Janeiro.
O Concurso Interescolas celebrou este ano duas décadas de promoção de talentos para o setor do Turismo, uma trajetória que se iniciou em 2005 e que teve como objetivo reconhecer e premiar os alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal.
Desde a arte do Bar e do Barismo à Gestão Hoteleira, passando pelo Turismo, Cozinha e Pastelaria, os participantes demonstraram um elevado nível de competência, criatividade e profissionalismo, refletindo a qualidade do ensino ministrado nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal. Nesta edição especial, os participantes demonstraram as suas habilidades em 13 especialidades: Bar, Barista, Cozinheiro Aprendiz, Decathlon, Turismo, Alojamento Hoteleiro, Gestão Hoteleira, Pasteleiro Júnior, Taça Joaquim Janeiro, Escanção (Gilberto Mira), Empreendedorismo, Cozinheiro Vegetariano e Cozinheiro Bio.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra tem vindo a afirmar-se como uma referência na formação para o setor do turismo. O desempenho dos alunos no Concurso Interescolas 2025 reforça a qualidade da formação e o compromisso da escola com a valorização do talento e da criatividade.