Dois milhões de euros da União Europeia apoiam projeto “Lugares Património Mundial do Centro”

O Turismo Centro de Portugal viu ser aprovada uma candidatura a fundos comunitários, no valor de 2 milhões de euros, para promoção dos “Lugares Património Mundial do Centro”, nomeadamente o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo e a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia.

A candidatura, inserida no Programa Operacional da Região Centro 2020 foi liderada pelo Turismo do Centro e tem como parceiros beneficiários os municípios de Alcobaça, da Batalha, de Coimbra e de Tomar e a Universidade de Coimbra.

Os quatro sítios reconhecidos pela UNESCO irão repartir a verba, na realização e promoção de iniciativas que valorizem os monumentos e atraiam visitantes. O programa agora aprovado desenrola-se ao longo de dois anos (2017 e 2018) e organiza-se em cinco ações: Envolvimento da Comunidade; Serviço Educativo; Programação Cultural em Rede; Hospitalidade Turística; e Comunicação.

É de assinalar que, entre 2012 e 2016, se registou uma tendência de crescimento na procura destes espaços patrimoniais no Centro de Portugal, com especial destaque para a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, que no ano de 2016 recebeu cerca de 450 mil visitantes, seguindo-se-lhe o Mosteiro da Batalha (396.423), o Convento de Cristo (295.808) e o Mosteiro de Alcobaça (226.516). No total, os quatro Lugares Património Mundial do Centro receberam, durante o ano de 2016, mais de 1,3 milhões de visitantes.