Dom Pedro Hotéis: “Foi o corporate das empresas nacionais o primeiro segmento a responder em termos de procura”

Um dos convidados da GEA Web Conference 2020 para debater as “mudanças previsíveis na cadeia de valor na era pós-covid” foi Pedro Ribeiro, diretor de Marketing e Vendas do Dom Pedro Hotéis. O orador descreveu o cenário previsto para cada um dos destinos operados pelo Grupo em Portugal, nomeadamente, em relação aos seus principais segmentos: corporate, MICE e o golfe. 

O profissional atenta que em Lisboa “foi o corporate das empresas nacionais o primeiro segmento que respondeu em termos de procura do nosso hotel”, durante a pandemia, e também “no Algarve é um segmento no qual temos estado a registar um crescimento até em relação aos números do ano passado”. Pedro Ribeiro justifica-o pelo facto da “oferta estar mais reduzida” – com mais de metade dos hotéis portugueses fechados -, o que resulta numa “concentração” e que “a procura esteja a crescer em alguns segmentos em alguns dos hotéis abertos”, como os Dom Pedro.

O caso do MICE é bastante diferente e o responsável considera que “antes do 2.º semestre de 2021 será muito difícil que consigamos operar grupos de incentivos e conferências” pois “a maior parte das empresas vai aguardar mais pelo desenrolar do controlo da pandemia” para o voltar a fazer. Ainda assim, Pedro Ribeiro dá conta de um recente inquérito feito a 400 event planners ingleses cujo um dos resultados foi que em 65% dos casos “a política da sua empresa é operar em grupos durante 2021” o que leva o diretor a colocar a hipótese de poder “haver uma forte concentração da procura a partir de setembro”, depois das férias de verão.

“O Algarve poderá a partir da Páscoa ter uma recuperação significativa”

Nos destinos onde o Dom Pedro opera em Portugal, o responsável adianta que a capital lisboeta ver-se-á confrontada com um “período complicado” uma vez que “50% do negócio da cidade, de forma transversal, está ligado à área dos grupos de lazer e corporate” e “os grupos de lazer também antes de junho não irão recomeçar a ter uma procura significativa”, pelo que a “recuperação será muito lenta”.

Já o Algarve poderá beneficiar do segmento de golfe, “muito importante” para o Dom Pedro e para a região, que tem a sua época alta a partir de 15 de março: “O cliente golfista, existindo condições regulatórias em termos do governo inglês para viajar, viajará a partir de meados de março ou início de abril”, sustenta Pedro Ribeiro. Em suma, “o Algarve poderá a partir da Páscoa ter uma recuperação rápida e significativa” embora com “ocupações não ‘normais’ mas já bastante interessantes”.

No destino Madeira, o diretor prevê “alguns problemas na área dos voos” com a “falta de ligações aéreas de muitos mercados para o destino”. Mas o destino insular será, na sua opinião, de “forte aposta” do setor para o próximo ano junto do mercado nacional pelo seu “fácil acesso”.

“Criem produtos para vender Portugal aos portugueses”

Segundo Pedro Ribeiro, esta é uma boa altura para que “os canais de distribuição, as agências de viagens e os operadores nacionais criem produtos para vender Portugal aos portugueses”. Não nos podemos esquecer que “o mercado nacional é um dos maiores, senão o maior, em Lisboa e o segundo maior no Algarve” e “temos de fazer com que o cliente se lembre da agência quando quer marcar produtos nacionais”, defende.

O Dom Pedro Hotéis tem procurado “criar uma série de produtos com parcerias locais”, por exemplo, com a produtora Everything is New, que organizou o festival “Santa Casa Portugal ao Vivo”, no Campo Pequeno, no sentido de oferecer “preços mais competitivos para quem fora de Lisboa queira vir assistir a um concerto, ficasse alojado no Dom Pedro Lisboa”. O responsável comenta que “este género de produtos tem que ser inserido na distribuição normal e temos de criar condições de venda por parte das agências de viagens.”

Por fim, Pedro Ribeiro afirma que “a digitalização teve um crescimento muito acentuado nos últimos meses” com ferramentas, entre as quais o Zoom e o Microsoft Teams, que “irão ficar no relacionamento entre as pessoas no futuro” pelo que “importa que as agências as consigam implementar”. Em seu entender, “vai ser muito normal um cliente que queira falar com o seu agente de viagens via Zoom e queira ter a apresentação de um destino ou produto”. Também “os eventos híbridos vão continuar” apesar de ser “impensável que venham a substituir completamente um evento presencial”.