Dom Pedro, TAP e Windsor Hotéis promovem gastronomia carioca em Lisboa

O Hotel Dom Pedro Lisboa realizou esta semana, entre os dias 22 e 23 de junho, o Festival Gastronómico brasileiro, uma iniciativa que teve lugar, pela última vez, em 2019, no Hotel Windsor Brasília, no âmbito de uma parceria com a Rede Windsor Hotéis e a TAP. Pedro Ribeiro, diretor comercial da Dom Pedro Hotels & Golf Collection, explica que, na altura, esta ação de promoção de Portugal no Brasil contou com a presença de cerca de 70 a 80 agentes de viagens e operadores turísticos que, durante quatro dias, tiveram a oportunidade de experimentar a gastronomia portuguesa. Com a pandemia, só agora foi possível realizar esta semana gastronómica em Lisboa mas o responsável adianta que “é algo que muito nos honra, continuarmos esta ligação ao Brasil, ainda mais numa altura em que o Brasil comemora os 200 anos da independência, é um momento marcante”. E coincide também com a semana de “intervalo” entre os dois fins de semana do Rock in Rio Lisboa, do qual o Dom Pedro Lisboa é o hotel oficial.

Em setembro, será a vez da semana gastronómica regressar ao Brasil, mais concretamente ao Rio de Janeiro, com os chefs dos hotéis Dom Pedro a trabalharem em conjunto com os chefs da Rede Windsor Hotéis de forma a apresentarem o melhor da gastronomia de Lisboa aos cariocas.

Pedro Ribeiro recorda que já há cerca de 10 anos que o mercado brasileiro é muito importante para a rede de hotéis Dom Pedro, representando aproximadamente entre 23% e 25% dos clientes da cadeia hoteleira, anualmente, e sentindo-se também um “forte crescimento no Algarve”.

Por sua vez, Bianca Rodrigues, diretora comercial da rede Windsor, aproveitou a ocasião para apresentar os 17 hotéis que o grupo tem no Brasil, 15 dos quais no Rio de Janeiro e dois em Brasília, num total de 24.533 quartos. Isto além de quase 300 salas de eventos e um centro de convenções com capacidade para sete mil pessoas, o qual, antes da pandemia, recebia cerca de 90% dos congressos que tinham lugar na cidade do Rio de Janeiro.

“A excelência do serviço é a tónica da Rede Windsor”, garantiu a responsável, que adiantou que “somos uma referência nacional para o mercado corporativo”. Durante a pandemia, a rede teve quase dois mil quartos ocupados diariamente, graças a este segmento corporativo. E chegou mesmo a inaugurar o 17º hotel nesta altura, Como? “Fidelizando o corporativo”, responde Bianca Rodrigues, que esclarece que “o corporativo é fidelizado com qualidade, não com valores”. Também no lazer a Rede Windsor tem marcado pontos e a responsável assegura que o verão foi recorde. Durante a pandemia, 11 das unidades estiveram posicionadas entre os 10% melhores hotéis do mundo, segundo o Traveler’s Choice do Tripadvisor. “É uma rede tradicional no Rio de Janeiro e genuinamente carioca”, sublinhou a diretora comercial.

A iniciativa gastronómica contou ainda com a presença de António Gabriel, Key Account Manager da TAP, que lembrou que a companhia aérea portuguesa conta atualmente com 73 frequências semanais para o Brasil, num total de 13 rotas, as mesmas que tinha em 2019, voando para 11 cidades. No que diz respeito ao Rio de Janeiro, a transportadora aérea tem hoje 10 frequências semanais a partir de Lisboa e outras dois do Porto.

António Gabriel fez questão de afirmar que a TAP está já com 90% da capacidade que tinha em 2019, antes da pandemia, e que este verão está a planear voar para 90 destinos. As novidades já acrescentadas foram Bolonha, Florença, Nápoles e Zagrebe a 27 de março, Porto Alegre e Bajul a 29 de março, Boa Vista e Alicante a 1 de abril; Ibiza a 28 de maio; Tânger, Monastir e Djerba a 1 de junho e, a partir de 1 de julho, Agadir.