Douro41 Hotel & Spa tem novo chef executivo

Douro41 Hotel & Spa tem novo chef executivo

Categoria Inside, Quem é Quem

Após dois anos à frente do Celeste, o restaurante estrela Michelin do conceituado hotel londrino “The Lanesborough”, Dárcio Henriques junta-se à equipa do Douro41 Hotel & Spa como chef executivo, para liderar o programa gastronómico do hotel e o seu restaurante de assinatura “Raiva”.

“O respeito e a paixão pelo produto, fizeram-me escolher o Douro para a minha próxima aventura. Estou convicto de que o Douro é a região eno-gastronómica mais importante do mundo e tenho muito orgulho em fazer parte dela”, revela.

Dárcio Henriques traz uma influência internacional para a experiência gastronómica do Douro41 Hotel & Spa. Inspirado nas margens do Douro, a sua cozinha homenageia as suas paisagens e história. O menu de degustação no restaurante “Raiva”, abrange toda a extensão do rio Douro e é uma verdadeira viagem pelo rio, desde que nasce nos Picos de Urbión até à sua foz no Porto, através dos seus bosques, desfiladeiros e socalcos. Cada prato mostra a herança ibérica do rio, as suas iguarias locais e proveniências, realçadas pela criatividade e o talento culinário do Chef.

Natural de uma pequena aldeia nos arredores de Leiria, Dárcio soube desde muito jovem que queria ser chef. Começou por trabalhar em restaurantes locais até 2013, ano em que decidiu rumar a Paris, onde trabalhou com o Chef Joel Robuchon (2 estrelas Michelin). Dois anos depois, surgiu a oportunidade de viajar até Xangai, para abrir o primeiro restaurante português na cidade. Foi aqui que a sua paleta realmente se desenvolveu, Dárcio ficou fascinado com os sabores, texturas e cheiros da culinária asiática. Em 2016, Dárcio mudou-se para Londres e regressa à equipa de Joel Robuchon, antes de se mudar para o Restaurante Celeste do “The Lanesborough Hotel”, aqui sob a tutela do Chef Eric Frechon (3 estrelas Michelin). Tendo assumido a chefia do Celeste em 2019, Dárcio e a sua equipa conquistaram 1 estrela Michelin em 2020. Regressou a Portugal para se juntar à equipa do Douro41 Hotel & Spa trazendo na bagagem todas as suas aprendizagens.

O Douro41 Hotel & Spa é um hotel contemporâneo e orientado para o design, em harmonia com a envolvente natural. Inspirado no Douro das experiências, recria os socalcos que caracterizam e moldam as encostas da região há séculos. Com 61 quartos e suites, caracterizado pelas suas linhas minimalistas bem como pela combinação da luz natural e o design atual. Uma visita obrigatória ao explorar a região.

Segundo o diretor geral, Duarte Gonçalves da Cunha, “a diversidade do Douro em termos de história, cultura e gastronomia torna esta região na mais interessante do mundo em termos eno-gastronómicos, rivalizando e em alguns casos superando algumas das regiões gastronómicas mais conhecidas do mundo como Bordéus, Toscana ou Provença”.