O paper “Host Guest interactions: the perceived impact of residents apathy on service quality and tourists behavior”, de Vahid Ghasemi, doutorando em Turismo na Universidade de Sassari, em Itália, coorientado pela diretora do programa de doutoramento em Gestão do Turismo e da Escola de Turismo da Universidade Europeia, Professora Antónia Correia, acaba de ser distinguido na conferência internacional “Service Quality in Hospitality and Tourism: Experiencing Persian Heritage”, organizada pelo mentor da investigação em turismo a nível mundial – Jafar Jafari -, com os prestigiados prémios Valene Smith e Jafar Jafari.
A investigação do estudante iraniano – em Portugal ao abrigo do programa de mobilidade de estudantes de doutoramento – conclui que a forma como a população de um país interage com os turistas influência a perceção dos visitantes relativamente à qualidade do serviço e à hospitalidade da nação, determinando a satisfação dos turistas, o seu desejo de regressar e de incentivar outros a conhecerem o país.
A investigação de Vahid Ghasemi partiu de uma amostra de turistas que visitaram Lisboa, entre maio e junho de 2016, e recomenda que sejam incentivadas as interações entre a população e os turistas, tendo por base programas de formação e marketing, com o objetivo de sensibilizar os residentes para os benefícios que o Turismo pode proporcionar, nomeadamente ao nível do desenvolvimento económico e cultural.
Para a Professora Antónia Correia, numa altura em que o crescimento de estrangeiros na cidade de Lisboa está a provocar algum mal-estar, esta investigação da Universidade Europeia e da Universidade de Sassari contribui de forma significativa para o debate. Trata-se de um estudo que devemos aprofundar, nomeadamente diversificando a amostra. No entanto, os resultados recomendam claramente a implementação de programas de formação presencial e online junto dos habitantes de destinos turísticos. Esta partilha de conhecimento vai permitir que a população compreenda a importância do seu papel na interação com os turistas e que, naturalmente, modifiquem os seus comportamentos para que o país seja capaz de atrair cada vez mais visitantes, concluiu.
O trabalho de Vahid Ghasemi salienta a necessidade de envolver, desde o início, a população residente nas estratégias de atração de turistas de forma a leva-la a assumir com entusiasmo um compromisso com o país e com o seu desenvolvimento.