Dubai está cada vez mais próximo de alcançar o recorde pré-pandémico de 13,50 milhões de visitantes internacionais

O Dubai recebeu 11,4 milhões de visitantes internacionais entre janeiro e outubro de 2022, um aumento de 134% face ao período homólogo do ano anterior. Este valor contribui para que a cidade dos Emirados Árabes Unidos alcance a sua meta de se tornar o destino mais visitado do mundo, pode ler-se num comunicado.

Classificada no segundo lugar no Índice de Destinos das 100 Melhores Cidades pelo Euromonitor Internacional, a cidade do Dubai está cada vez mais próxima de alcançar o recorde pré-pandémico de 13,50 milhões de visitantes internacionais verificados nos primeiros dez meses de 2019.

O Top 5 dos principais mercados emissores para o destino, de acordo com os dados partilhados pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), é liderado pela Índia que registou um crescimento de 116% comparativamente com 2021 e ficou a apenas 9% dos resultados de 2019. Já Omã, o segundo mercado emissor para o Dubai, registou um aumento de 572% e de 32% face aos períodos homólogos de 2021 e 2019, respetivamente. A Arábia Saudita contou com uma subida de 267% perante os resultados de 2021 e uma diminuição de 26% face o período pré-pandémico. Por sua vez, o Reino Unido apresentou um crescimento de 254% comparativamente a 2021 e encontra-se a 15% de recuperar o volume registado em 2019. Quanto à Rússia, este mercado registou um crescimento face a 2021 como a 2019, de 76% e 8%, respetivamente. Estados Unidos da América, Alemanha, Paquistão, França e Irão complementam a lista dos dez principais mercados emissores para o destino. No que refere ao comportamento do mercado português, este alcançou já 97% do volume de turistas para o Dubai registado em 2019.

Segundo um inquérito ao visitante internacional elaborado pelo DET do Dubai no primeiro semestre de 2022, a cidade tem consolidado a sua posição como destino de férias para famílias e casais (79%). As conclusões revelam ainda que o Dubai tem tido um desempenho positivo em todos os pilares do turismo, da cultura à gastronomia, da aventura, do entretenimento às compras. O inquérito também salientou que os jovens viajantes na faixa etária inferior a 35 anos constituíram uma proporção significativa (40%) dos viajantes para o Dubai no primeiro semestre.

Performance positiva

Os resultados positivos no Dubai são também extensíveis à taxa de ocupação média dos hotéis que, entre janeiro e outubro, voltou a ser uma das maiores ocupações hoteleiras do mundo, com um registo de 71%. No período homólogo de 2021, a taxa de ocupação média foi de 64% e de 74% durante o período pré-pandémico de 2019. A ocupação do Dubai continua a seguir de perto as principais cidades de referência: Istambul (75%), Nova Iorque (74%), Paris (73%), Londres (73%) e Los Angeles (72%).

A oferta hoteleira do destino tem verificado também um crescimento, ao aumentar 18% em relação aos níveis pré-pandémicos. O inventário hoteleiro do Dubai em outubro de 2022 incluía 144.737 quartos em 790 estabelecimentos hoteleiros em comparação com os 122.185 quartos disponíveis no final de outubro de 2019 em 724 estabelecimentos hoteleiros, referem os dados do DET do Dubai.

Apesar do aumento significativo de 18% na oferta em comparação com os níveis pré-pandémicos, os hotéis do Dubai alcançaram um forte crescimento entre os níveis ADR e REVPAR acima dos de 2019. Os estabelecimentos hoteleiros do Dubai verificaram um total de 30,40 milhões de noites de quartos ocupados durante os primeiros dez meses do ano, um crescimento de 23% face a 2021 e um aumento de 17% durante o período correspondente de 2019, onde se registaram 26,01 milhões de noites de quartos ocupados.

O ADR (Average Daily Rate) de AED506 (cerca de EUR133) nos primeiros dez meses de 2022 ultrapassou os ADR nos primeiros dez meses de 2021 (AED384; EUR100) e 2019 (AED400; EUR105). Já o RevPAR registou uma subida de 48% face a 2021 e de 23% comparativamente com o período homólogo de 2019.

Perante a performance dos primeiros dez meses de 2022, Issam Kazim, CEO do Turismo do Dubai, considera que “Inspirado pela nossa liderança visionária, 2022 tem sido um ano transformador para desenvolver e alargar o apelo global do Dubai, concebido para manter o destino na vanguarda e atender às várias necessidades e gostos dos viajantes internacionais. Com o mundo novamente em movimento, a nossa capacidade de reação, adaptação, evolução e de explorar os novos e atuais segmentos de viajantes foi fundamental para alavancar o Dubai e beneficiar de uma paisagem turística global em rápida evolução. Garantimos um fluxo constante de visitantes internacionais, oferecendo mais valor do que qualquer destino”.

De forma a impulsionar a indústria turística emergente da cidade e apoiar o turismo regional e global, o DET do Dubai anunciou o lançamento do Dubai Tourism Summit. Este fórum de viagens inédito na região lançará as bases para um programa de liderança mundial, mas também proporcionará uma plataforma de trabalho em rede para os intervenientes no sistema turístico partilharem a sua visão, ideias, estratégias e melhores práticas, bem como conhecimentos sobre como aproveitar as últimas inovações e tendências para criar um futuro mais resiliente, inclusivo e sustentável para o turismo global.

Para Issam Kazim, o Dubai vai manter “a vantagem competitiva através das nossas fortes parcerias público-privadas, da expansão da oferta diversificada de destinos e do constante lançamento de iniciativas inovadoras e de campanhas internacionais para mostrar o Dubai como um destino ‘obrigatório’”.