Dupla classificativa na baixa do Porto é a grande novidade do Rally de Portugal 2016

A street-strage do Porto é a grande novidade do Rally de Portugal deste ano, prometendo ser um dos motivos de atração do Campeonato do Mundo da modalidade. A prova, que este ano se disputa de 19 a 22 de maio, entrará, pela primeira vez, na cidade, através de duas provas classificativas que se disputarão em plena baixa do Porto.

De acordo com o Município do Porto, o traçado, que terá como palco central a Avenida dos Aliados, mas que percorrerá também algumas ruas circundantes, terá a extensão de 1.850 metros e será percorrido por duas vezes pelos concorrentes, constituindo a “especiais” 8 e 9, fechando a etapa de sexta-feira, dia 20 de maio.

Na apresentação do evento, que decorreu, ontem, na Exponor, Carlos Barbosa, presidente do ACP, frisou que “o Turismo de Portugal retirou o apoio ao rali precisamente no ano em que veio para o Norte”, adiantando que a competição, considerada uma das mais mediáticas do mundo, apenas se torna possível porque os Municípios e as entidades do Norte aceitaram o desafio de a concretizarem.

A Câmara do Porto, que este ano assume pela primeira vez a responsabilidade de coorganizar uma street-stage, espera acolher na baixa do Porto dezenas de milhares de espetadores, estando já garantida a transmissão direta através da RTP e de 160 estações de televisão de outros tantos países.

Rui Moreira, presente na apresentação, salientou a importância da competição para a promoção da marca Porto e anunciou que, apesar dos impactos que a street-stage provocará no trânsito no dia 20 de maio, eles serão mínimos nos dias anteriores e nos posteriores. O presidente da Câmara disse ainda esperar muito público, garantindo que tudo será feito para dar conforto e segurança aos espectadores.