A easyJet nomeou o seu primeiro Diretor de Data Science com o intuito de motivar a utilização de inteligência artificial por parte da companhia aérea. Em comunicado, a companhia explica que a Inteligência Artificial vai contribuir para uma maior eficiência dos serviços, redução dos custos e aumento das receitas e satisfação dos clientes, através da sua aplicação em áreas como os horários dos voos, a rentabilidade da frota, serviço de comida e bebida a bordo, e ainda o novo programa de fidelização, Flight Club.
A Inteligência Artificial utiliza programas informáticos que analisam grandes quantidades de dados, como por exemplo: 170 milhões de itens de comida e bebida transportados a bordo anualmente; 1,5 mil milhões de horas voadas por cada componente da frota por ano; ou 1,3 mil milhões de pesquisas na página da easyJet durante os últimos 12 meses.
A utilização tradicional dos computadores apenas regista e classifica os dados, enquanto que a informática avançada da Inteligência Artificial utiliza estes dados para prever e fornecer soluções para o futuro. Por exemplo, ao prever a falha de um componente pode facilitar a sua substituição atempadamente, evitando avarias inesperadas que poderão causar imprevistos nos voos. A Inteligência Artificial poderá também prever a procura de determinados itens de comida ou bebida a bordo, auxiliando assim na escolha dos produtos a abastecer em cada voo sem correr o risco de faltar ou transportar em excesso.
Carolyn McCall, CEO da easyJet, explicou a estratégia por detrás da aceleração da Inteligência Artificial. “Desde o nosso primeiro voo há 20 anos que a easyJet se dedica à procura de inovação e tecnologia de ponta para melhorar o seu serviço. Queremos explorar o enorme potencial da Inteligência Artificial, acelerando a utilização da análise de dados por parte da easyJet, que acreditamos que irá melhorar a eficiência dos serviços, diminuir custos, aumentar lucros e contribuir para uma maior satisfação do cliente”.
Alberto Rey-Villaverde, Diretor de Data Science da easyJet, comentou que “a easyJet é uma grande companhia aérea, contudo também é simples. Somos a quarta maior companhia aérea na Europa e todas as nossas reservas são feitas através da easyJet.com. Todas as nossas aeronaves são do mesmo modelo e apenas fazemos viagens de curta e média distância. Esta combinação de simplicidade e escala produz uma enorme quantidade de dados. A Inteligência Artificial vai reunir este grande volume de dados e utilizá-lo a nosso favor, fornecendo padrões e tendências que irão permitir melhorar os nossos serviços para os passageiros. Os dados analíticos permitem diagnosticar e analisar o passado. Agora a Inteligência Artificial avançada está mais focada na capacidade de previsão, permitindo entender e planear o futuro.”
A Inteligência Artificial também pode ser aplicada noutras áreas como o planeamento dos horários dos voos da easyJet, de modo a que estes correspondam às necessidades dos passageiros; no desenvolvimento do novo programa de fidelização, Flight Club, que irá oferecer mais funcionalidades e vantagens aos passageiros frequentes; ou nas pesquisas realizadas no site easyJet.com que permitem otimizar a lista de destinos e dos horários mais procurados pelos utilizadores.