A École Ducasse, referência na formação culinária e pastelaria, está empenhada em proporcionar formação de qualidade, dada por profissionais reconhecidos, incluindo Meilleurs Ouvriers de France (MOF), Campeões do Mundo, Artesãos… Todos os anos, as escolas da rede École Ducasse acolhem uma grande variedade de perfis, desde jovens estudantes a especialistas experientes e amantes de culinária, unidos em torno de uma paixão comum pelo sabor. Em 2022, a escola faz jus à sua reputação e revela os novos nomes e programas que aguardam os futuros estudantes e estagiários.
Mentoria Excecional
Novas equipas excecionais irão acompanhar as aulas que iniciarem os seus programas de licenciatura de três anos em 2022, proporcionando aos jovens licenciados competências técnicas, gerenciais e empreendedoras.
O mentor dos Bachelor in Culinary Arts é Michel Roth. Meilleur Ouvrier de France (MOF) em 1991 e vencedor de um Bocuse d’Or, Michel Roth é reconhecido como sendo um dos chefs de maior sucesso em França. Para além deste inegável sucesso, este chef apaixonado pretende permanecer acessível enquanto se esforça por partilhar a sua perícia com a geração mais jovem.
O chef de pastelaria Christophe Felder será o mentor dos Bachelor in French Pastry Arts. Após ter ganho uma espora no Fauchon e Guy Savoy, entrou no Hôtel de Crillon aos 23 anos de idade e aí permaneceu durante 15 anos.
Titular da distinção francesa de Chevalier des Arts et des Lettres é um apaixonado pela transmissão de conhecimento, Christophe Felder é considerado por muitos como um dos principais criadores de sobremesas folheadas.
ENSP: Novos programas em linha com a atualidade
Uma vez mais este ano, a ENSP enriquece a oferta de formação profissional com um curso introdutório sobre “3D modeling and printing”, permitindo aos estudantes aprender a conceber utensílios de corte de biscoitos, estêncis, temas decorativos, e moldes de silicone para a criação de qualidade alimentar ou termoformagem.
A instituição oferece também uma nova introdução ao chocolate através do “Bean to Bar” curso ministrado por Régis Bouet, chocolatier que ensina todo o processo do fabrico do chocolate, desde o cacau até à barra, incluindo seleção, torrefação, descasque, moagem, mistura, conchimento, têmpera, moldagem e revestimento.
A ENSP está também a desenvolver a sua oferta em cursos introdutórios com a criação do CAP Ice Cream Making que forma futuros criadores de gelados, estimulando a sua criatividade e dotando-os de capacidades técnicas. Desenvolvido por Luc Debove, Director-Executivo da ENSP e Chef Executivo de Pastelaria, École Ducasse, MOF e Campeão Mundial de Gelados, este curso intensivo de seis meses, que combina prática e teoria, inclui um estágio de dois meses, e foi concebido para pessoas que procuram uma reconversão profissional.
Paris Campus: foco na arte da Hospitalidade e Identidade Culinária
No Paris Campus, dois novos temas completam o currículo de “reciclagem” profissional:
– O programa “Hospitality and Sommelier Arts Essentials”, concebido por Chantal Wittmann, Meilleur Ouvrier de France in the Arts of Service & Table, com o selo de Guillaume Gomez, Embaixador da Gastronomia Francesa junto do Presidente Francês, e ministrado por numerosos especialistas (campeões mundiais ao nível de sommeliers, MOF’s criadores de queijos, MOF’s café, etc.). Este curso intensivo de dois meses oferece aos perfis em transição uma oportunidade única de serem formados em hospitalidade por especialistas de renome.
– Concebido e ministrado por Anne Garabedian, Editora-Chefe da revista francesa “Le Ceuur des Chefs”, o novo curso “Construir e comunicar a sua identidade culinária” permitirá aos chefs profissionais forjar com sucesso a sua própria identidade e promovê-la tanto através dos meios de comunicação social como de interações mediáticas.
Novos Chefs convidados em 2022
Este ano, a École Ducasse dá mais uma vez as boas-vindas aos prestigiados chefs convidados que irão formar os estudantes ao longo do ano.
Grandes nomes da arte de pastelaria vão estar presentes na escola para partilhar os seus conhecimentos com os estudantes: Michael Bartocetti, Chef de Pastelaria no Hotel Four Seasons George V, Eric Verbauwhede, Chef de Pastelaria na Maison Pic e Matthieu Carlin, Chef de Pastelaria no Hôtel de Crillon.
O Campus Meudon não ficará de fora, com a chegada de Arnaud Faye, Chef Executivo do Chèvre d’Or (duas estrelas Michelin e quatro distinções no Gault & Millau), Paul Pairet, Chef dos restaurantes Ultraviolet, Mr & Mrs Bund, e Polux em Xangai; e Alexandre Gauthier, Chef e proprietário de La Grenouille, uma verdadeira instituição galardoada com duas estrelas.