École Ducasse e ALMA lançam um diploma conjunto em Artes de Pastelaria

École Ducasse e ALMA lançam um diploma conjunto em Artes de Pastelaria

Categoria Advisor, Formação

A École Ducasse, através da École Nationale Supérieure de Patisserie, e a ALMA – The School of Italian Culinary Arts, acabam de lançar um diploma conjunto em Pastelaria, reunindo o melhor da pastelaria francesa e italiana. As duas entidades uniram esforços com o objetivo de combinar conhecimentos nesta área para oferecer um programa distinto aos estudantes que desejam aprender as técnicas icónicas de dois países reconhecidos internacionalmente pela arte e qualidade da sua pastelaria.

O primeiro intake deste programa de quatro meses terá início a 7 de março de 2022. Os primeiros dois meses serão lecionados em Yssingeaux, na École Nationale Supérieure de Patisserie, a escola de pastelaria francesa que faz parte da rede École Ducasse, seguidos de dois meses na ALMA, a Escola de Artes Culinárias Italiana, centrada na Cozinha Italiana e no Estilo Italiano em termos de gestão hoteleira com sede em Colorno, na zona rural de Parma, Cidade Gastronómica da UNESCO, no coração do designado Food Valley. Este curso irá oferecer uma imersão total no mundo da pastelaria em dois países e concederá aos alunos um diploma conjunto das duas instituições de renome internacional.

Este Diploma de Artes de Pastelaria conjunto tem por base um programa intensivo de competências que trata dos aspetos técnicos da arte de pastelaria em ambos os países e foi concebido especificamente para estudantes que queiram explorar o universo das melhores artes da pastelaria francesa e italiana. Entre muitos outros tópicos, os estudantes vão ter a oportunidade de aprender os clássicos pão e viennoiserie, chocolate e confeitaria, pastelaria saudável, obras-primas da arte do açucar, o Gelato italiano e o design do menu de pastelaria de um restaurante.

Matteo Berti, diretor de Formação da ALMA, salienta que “os alunos que se matriculem neste diploma conjunto de Artes de Pastelaria terão a oportunidade única de serem formados por alguns dos melhores pasteleiros tanto em França como em Itália, terminando a sua formação de quatro meses com vastos conhecimentos em técnicas francesas e italianas”.

Em ambas as escolas, os estudantes serão formados em pequenos grupos, o que proporciona uma formação personalizada, interativa e eficiente. Para uma abordagem personalizada e única, 90% da aquisição de competências é conseguida através de oficinas de aprendizagem prática, complementada por masterclasses ensinadas por Chefs de renome. Os estudantes beneficiarão também de equipamento de última geração para aprenderem a trabalhar num ambiente profissional.

Luc Debove, Chefe Executivo de Pastelaria da École Ducasse, comentou: “Estou encantado por colaborar com a ALMA no desenvolvimento de um programa tão único; reunir o melhor do savoir faire francês e italiano só pode ser uma fonte de inspiração para todos”.