École Ducasse expande-se

A École Nationale Supérieure de Pâtisserie (ENSP), uma referência mundial na arte da pastelaria, situada em Yssingeaux, no departamento de Haute-Loire de França, inaugurou o início da sua extensão através da presença de Alain Ducasse, fundador da École Ducasse, de Benoît-Etienne Domenget, CEO da Sommet Education, de Laurent Wauquiez, presidente da Região de Auvergne-Rhône-Alpes, e de Pierre Liogier, presidente da Câmara Municipal de Yssingeaux.

No coração de um projeto imobiliário cuja conclusão está prevista para setembro de 2023 e gerido pelos promotores Atrium em parceria com Alliade Habitat para a secção de alojamento, a École Nationale Supérieure de Pâtisserie beneficiará de uma extensão de 2.300 m2, incluindo novos laboratórios, bem como alojamento para estudantes que se irão juntar ao castelo histórico que alberga esta escola de prestígio.

Criada em 1984 e assumida em 2007 por Alain Ducasse e Yves Thuriès, a École Nationale Supérieure de Pâtisserie estabeleceu-se inquestionavelmente nos últimos 40 anos como a escola de excelência e referência no mundo da Confeitaria no que toca à formação em pastelaria, chocolate, confeitaria, gelado e pastelaria.

Com os seus 17 chefes de pastelaria e 25 professores para os cursos académicos, a escola forma 1.500 alunos de 60 nacionalidades ao longo de todo o ano.

O vasto portfólio de programas satisfaz todas as necessidades de formação destas áreas: cursos pós-bacharelato, tais como o Licenciatura em Artes de Pastelaria Francesa ou o CAP, cursos intensivos para pessoas em reconversão de carreira, como o programa Essentials of French Pastry Arts de dois meses ou o Diploma de oito meses em Artes de Pastelaria Francesa.

Para além destes programas, é oferecido um catálogo de 68 cursos de formação profissional realizados no local por personalidades condecoradas com o Meilleur Ouvrier de France, Campeões do Mundo e especialistas de renome. Os grandes nomes da pastelaria francesa e internacional treinaram aqui e voltam a afinar as suas técnicas.

O projeto responde à necessidade de expansão da ENSP devido à procura exponencial de formação em pastelaria que tem vindo a acelerar nos últimos anos.

Alojando três novas salas de aula e quatro laboratórios, bem como a criação de 36 apartamentos para estudantes, esta extensão da ENSP permitirá à École Ducasse acolher um maior número de estudantes franceses e internacionais, respondendo ao mesmo tempo a pedidos crescentes de formação profissional.

Elise Masurel, diretor geral da École Ducasse, está muito entusiasmada com este grande desenvolvimento dentro da rede da Ecole Ducasse, “Após a abertura do nosso Campus na porta de entrada de Paris em 2020, este novo projeto permite-nos incorporar fortemente a excelência das nossas escolas em solo francês, em paralelo com o desenvolvimento internacional.”

Luc Debove, diretor e chefe Executivo da ENSP, Campeão Mundial de Gelados e Meilleur Ouvrier de France Glacier, vencedor da Ordre National du Mérite Agricole, e líder do projeto, comenta: “Esta extensão é o resultado de um maravilhoso projeto de grupo apoiado por Laurent Wauquiez, Presidente Regional, Isabelle Valentin, deputada pelo Haute-Loire, e pelo nosso Presidente da Câmara de Yssingeaux, bem como pelas empresas privadas Atrium e Alliade. É não só sobre a ENSP que no fundo se está a tornar a maior escola francesa dedicada às Artes de Pastelaria, mas também Yssingeaux e toda uma região que está a tornar-se o centro estratégico no mundo da pastelaria.”

Sobre a École Ducasse

A École Ducasse é uma rede de escolas fundada em 1999 pelo chef galardoado com várias estrelas Michelin Alain Ducasse, dedicada à transmissão de conhecimentos franceses excecionais e à excelência em culinária e pastelaria.

A École Ducasse dirige três escolas em França – Paris Studio, Campus Paris e a École Nationale Supérieure de Pâtisserie – bem como escolas internacionais nas Filipinas, Brasil, Tailândia e Índia. Todos estão unidos por um desejo de partilhar uma paixão pela gastronomia com profissionais experientes, bem como com entusiastas da gastronomia, com mudanças de carreira e estudantes. Este vasto portfólio de programas visa satisfazer todas as necessidades de formação: desde programas curtos para especialistas ou entusiastas da alimentação a programas intensivos de dois, quatro ou seis meses, a programas de licenciatura e bacharelato em culinária e pastelaria de três anos.

A École Ducasse faz parte da Sommet Education.