eDreams: 55% dos portugueses gostaria de viajar com os seus animais de estimação

A eDreams continua a explorar as tendências de viagem que surgiram durante a pandemia de COVID-19, e revela agora os resultados de um inquérito realizado para perceber melhor o fenómeno das viagens com animais de estimação. A principal conclusão deste novo estudo é que a grande maioria (55%) dos portugueses que possui um animal de estimação afirmou que, se fosse de férias agora, gostaria de se fazer acompanhar dele – um número que se destaca em cinco pontos percentuais da média global (50%).

Entre outras perceções recolhidas pela eDreams sobre viajar com animais, vemos que os portugueses acreditam que os animais também precisam de férias (39%), gostam de conhecer animais de outras pessoas durante as suas viagens (38%) e ainda que consideram que os donos de animais de estimação são mais divertidos do que as outras pessoas (17%). Apenas 7% expressou aversão à ideia de contactar com animais de companhia nas férias, explicitando preferência por alojamentos que não permitem a presença de animais.

Destinos ideais para animais
Os companheiros de quatro patas já são bem-vindos em muitos locais do mundo, e existem até hotéis, spas e cafés pensados especificamente para eles e para os seus donos. Em Roma, Itália, existe uma praia específica para cães, e perto de Munique, na Alemanha, é possível encontrar um resort de luxo destinado ao melhor amigo do Homem.

Para os fãs de caminhadas e desporto de aventura, o destino ideal pode passar por San Diego, nos EUA, onde encontramos atividades de kayak e paddleboard para cães, ou por Londres, capital do Reino Unido, que conta com vários trilhos amigos dos animais.

Como viajar com animais
Antes de reservar lugar num voo, os viajantes devem verificar as condições de transporte do seu animal de estimação. Algumas companhias aéreas autorizam o transporte de companheiros de quatro patas apenas no porão, mediante o pagamento de um serviço adicional, ao passo que outras permitem a presença de animais de baixo porte na cabine. Em certos casos, só são permitidos cães-guia.

Nos casos em que é permitido viajar com animais, estes devem estar acomodados numa caixa ou mala própria para transporte aéreo. Geralmente é exigido que tenham uma natureza calma e a higiene em dia. As regulamentações variam consoante a operadora e o próprio trajeto da viagem, pelo que é muito importante verificar as regras impostas por cada companhia aérea e também pelo aeroporto de destino antes de planear a sua viagem.