eDreams ODIGEO bate recorde trimestral em reservas

A eDreams ODIGEO anuncia hoje os seus resultados para o primeiro trimestre, findo a 30 de junho de 2022. Com 247 websites e aplicações em 44 países, 21 idiomas e 37 divisas diferentes numa única plataforma central, a eDreams ODIGEO (eDO) cobre agora 80% do mercado de viagens global.

Ao longo do ano, o mercado de viagens continuou a melhorar e a recuperar significativamente. Existem ainda perspetivas de mais recuperação e crescimento para regressar aos níveis pré-COVID, mas a eDO já está acima dos seus níveis pré-COVID em termos de reservas e receitas, e a quebrar recordes nestas. Este desempenho contínuo acima do mercado é, em grande parte, impulsionado pelo seu modelo de subscrição – Prime – que granjeou mais 560.000 membros apenas no primeiro trimestre do ano fiscal, alcançando 3.2 milhões de membros e registando o seu maior crescimento de subscrições num único trimestre, revela a empresa, em nota de imprensa.

No primeiro trimestre do ano fiscal de 2023, a eDO conseguiu um recorde de reservas, atingindo 4.4 milhões de reservas, o mais elevado alguma vez registado num único trimestre. Isto representa +50% de reservas do que antes da pandemia.

Em julho e agosto de 2022, as reservas da eDO estiveram 38% e 55% acima dos níveis pré-pandemia.

O desempenho das reservas da eDO é materialmente melhor do que o do mercado, tendo aumentado a sua qualidade com a mudança para o modelo de subscrição. Enquanto o mercado ainda está abaixo dos níveis pré-COVID, a eDO está acima deles, em termos de reservas, há quatro trimestres, e continua a captar quota de mercado graças à sua oferta revolucionária no mundo das viagens – o Prime.

O eDreams Prime, o primeiro programa mundial de subscrição de viagens, alcançou 3.2 milhões de membros no primeiro trimestre e 3.5 milhões até 28 de agosto. Nos 12 meses anteriores a junho de 2022, o programa registou um ganho líquido de 2 milhões de membros e, só no primeiro trimestre do ano fiscal de 2023, somou 560.000 membros, quebrando o seu recorde do maior número de novos membros num único trimestre. A proposta de valor única do Prime tem provado consistentemente ter um grande sucesso e apelar aos consumidores, mesmo num contexto de condições notavelmente adversas ao mercado das viagens, devido à pandemia, à guerra na Ucrânia, ao aumento do custo de vida e às perturbações constantes às viagens.

A margem de receitas e a margem de receitas cash ultrapassaram os níveis pré-COVID-19 em 3% e 11%, respetivamente.

A margem de receitas cash aumentou 117% em termos homólogos, apesar da média de opções de viagens continuar limitada pela incerteza das restrições de viagens impostas pela COVID-19.

O Lucro Marginal Cash foi de €33.5 milhões no primeiro trimestre, o dobro do montante do ano passado (€18.5 milhões no primeiro trimestre do ano fiscal de 2022).

Verificou-se um forte crescimento do Cash EBITDA no trimestre, tendo subido 349% face ao mesmo período do ano passado. O sólido aumento dos membros Prime no seu primeiro ano atrasa o crescimento da lucratividade, uma vez que a lucratividade dos membros Prime sobe no segundo ano. Nos próximos trimestres, esperam-se melhorias na lucratividade, à medida que aumenta a percentagem de membros Prime cuja adesão já vai além do seu segundo ano.

O Cash Flow livre ascendeu a €29.4 milhões no primeiro trimestre. O Cash e equivalentes no fim do período (líquido de facilidades bancárias e de contas garantidas) foi de €30.8 milhões, que incluem o reembolso de €30 milhões da Super Senior Revolving Credit Facility.

A liquidez manteve-se estável ao longo da pandemia. No primeiro trimestre, a posição de liquidez foi forte, posicionando-se nos €199 milhões.

A eDO conta com um balanço sólido, sem necessidade de refinanciar a curto prazo qualquer dívida, que vence em setembro de 2027.

A empresa está no bom caminho para cumprir a sua orientação a três anos:
– Superar os 7.25 milhões de membros Prime
– ARPU de 80€, aproximadamente
– EBITDA de tesouraria superior a €180 milhões.

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, comentou: “O nosso desempenho no primeiro trimestre é mais uma prova de como o nosso negócio continua a acelerar e a prosperar à medida que nos aproximamos do mundo pós-COVID, mesmo com os desafios trazidos pela guerra da Ucrânia e pelo aumento global da inflação. Estamos encantados por termos encerrado este primeiro trimestre, de abril a junho, com dois novos recordes históricos; conseguimos a nossa maior atividade comercial trimestral de sempre, com 4.4 milhões de reservas, e o maior número de novos membros Prime num único trimestre, com 560.000 novos subscritores. Dado o atual contexto macroeconómico, os consumidores vão agora procurar ainda mais valor, escolha e flexibilidade para as suas viagens, que é precisamente a proposta crucial do modelo global da nossa atividade e, em particular, do nosso programa de subscrição, o Prime. Estamos no bom caminho para cumprir as nossas metas para 2025 e estamos confiantes de que vamos continuar a crescer e a apresentar os melhores resultados no mercado, como temos feito consistentemente durante toda a pandemia.”