eDreams ODIGEO regista 31.4 milhões de euros no Lucro Líquido Ajustado no terceiro trimestre

A eDreams ODIGEO acaba de anunciar os resultados para os nove meses do ano fiscal de 2020. Durante os primeiros 9 meses do ano em curso a plataforma registou uma progressão contínua. As Reservas apresentam um crescimento mais rápido no 3.º  trimestre do exercício de 2020, “aumentando 5% em termos homólogos, e alcançaram 8.3 milhões nos 9 primeiros meses do ano fiscal de 2020 (mais 1,9% face aos primeiros 9 meses do ano fiscal de 2019)”. Isto encontra-se em linha com a nossa orientação e reflete a conclusão da mudança para um novo modelo de receitas, embora alguns mercados ainda estejam nos 12 primeiros meses dessa mudança e ainda não possam apresentar um exercício comercial completo. A plataforma está focada na construção de uma empresa sustentável e de elevada qualidade, como se demonstra pelo “aumento da Margem de Receitas em 8%, para um montante total de 412.9 milhões de euros”. Já o EBITDA Ajustado registou uma “alta de 10%, para 86.8 milhões de euros, nos 9 meses do exercício de 2020, correspondendo à orientação”.

As iniciativas de diversificação de receitas estão a apresentar resultados. As receitas de diversificação continuaram a crescer, tendo subido 29% em termos homólogos, e superam agora em 86% as Receitas Clássicas de Clientes. Conforme o planeado e em consequência da mudança de modelo de receitas, o Rácio de Diversificação de Produtos e o Rácio de Diversificação de Receitas aumentaram para 82% e 51% no terceiro trimestre, em comparação com 68% e 43% no 3º T do exercício anterior, crescendo, em apenas um ano, uns notáveis 14 e 8 pontos percentuais, respetivamente.

Em termos gerais, a eDreams ODIGEO destaca uma grande satisfação com o rápido progresso contínuo da diversificação de receitas e da diversificação de produtos. “Estamos particularmente satisfeitos com os pacotes dinâmicos e produtos complementares, uma vez que as receitas aumentaram 25% em termos homólogos em ambas as categorias”, refere.

O programa de subscrição líder no setor, o Prime, lançado há apenas dois anos, continua a ser um êxito. O número de subscritores aumentou rapidamente para 499.000, mais 110.000 que no 2.º trimestre do ano fiscal de 2020, tendo atingido a 23 de fevereiro o número de 555.497 aderentes. Implementamos atualmente o Prime em quatro dos nossos maiores mercados: Espanha, Itália, Alemanha e França. Adicionalmente, as reservas móveis continuam a crescer e são responsáveis por 44% das nossas reservas totais de voos no 3º T do exercício 2020, aumentando 5 pontos percentuais relativamente ao período homólogo do ano passado.

Em janeiro adquiriam a Waylo com o objetivo de manter a empresa na vanguarda tecnológica do mercado das reservas hoteleiras.

O Lucro Líquido Ajustado atingiu 31.4 milhões de euros, com um aumento de 46%. A plataforma acredita que é o Lucro Líquido Ajustado o parâmetro que reflete mais eficazmente o real desempenho operacional em curso da empresa.

A situação de caixa (líquida de descobertos) encontra-se nos 71.7 milhões de euros, com um aumento de 47% face aos 48.9 milhões de euros nos nove primeiros meses do ano fiscal de 2019. O sólido desempenho de tesouraria foi impulsionado por: a) o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais, que aumentou 40.0 milhões de euros, refletindo principalmente a menor saída de capital circulante, um aumento do EBITDA ajustado e elementos não monetários mais elevados; b) o montante para investimentos de 20.5 milhões de euros, em linha em termos gerais com o mesmo período do ano passado; e c) o montante utilizado no financiamento, que alcançou 16.1 milhões de euros, em comparação com os 21.2 milhões de euros do mesmo período do ano passado, devido a maiores despesas financeiras no ano fiscal de 2019, relacionadas com o refinanciamento dos títulos de 2021. Consequentemente, o índice de alavancagem líquida diminuiu de 3,9 vezes em dezembro de 2018 para 2,9 vezes em 2019. Nos 9 meses do exercício de 2020, a Taxa de Alavancagem Bruta foi também reduzida de 4,4 vezes em dezembro de 2018 para 3,6 vezes em 2019.

Para a CEO da eDreams ODIGEO, Dana Dunne, “é com satisfação que comunico mais um trimestre de resultados sólidos em todo o Grupo, em linha com a nossa orientação. A nossa mudança de estratégia para aumentar a diversificação de receitas produziu novamente resultados positivos, sendo este o 20..º trimestre consecutivo em que alcançamos ou ultrapassamos a orientação. Com posições de liderança em muitos mercados europeus, uma plataforma tecnológica exclusiva líder de mercado e o modelo de subscrição líder do setor, estabelecemos as bases para um progresso contínuo. Embora o impacto do Coronavírus tenha implicado um abrandamento do mercado, os fundamentos subjacentes das agências de viagens online são sólidos e, assim que se possa conter o vírus, assistiremos a um regressão às tendências normais na nossa atividade comercial. Estou confiante na resiliência do nosso modelo de negócio e na nossa sólida posição financeira”.