Como parte da iniciativa “The Meaningful Journey”, a eDreams ODIGEO identificou as motivações por trás dos comportamentos e decisões dos europeus quando viajam. A análise destaca seis grupos de motivações e revela as 15 emoções vivenciadas pelos viajantes durante a viagem, desde a fase inicial de inspiração até ao regresso a casa.
As descobertas do estudo, pioneiro na Europa, foram apresentadas a uma audiência internacional nos escritórios da eDreams ODIGEO, em Barcelona. Incluiu demonstrações ao vivo das mais recentes tecnologias que a empresa está a utilizar para compreender as necessidades dos utilizadores e oferecer experiências de viagem verdadeiramente personalizadas.
Motivações e razões para viajar
No mundo das viagens, as motivações explicam por que os viajantes decidem descobrir um novo destino, assim como o modo como se sentem antes, durante e depois da experiência. Embora cada viajante seja único e as suas motivações variem de acordo com o tipo de viagem que vai realizar — escapadelas de fim-de-semana versus férias longas — a eDreams ODIGEO identificou as principais motivações que influenciam a maioria das experiências de viagem dos europeus, e agrupou-as em seis categorias: hedonismo (23%), ligação pessoal (23%), desafio (15%), sentimento de pertença (14%), relaxamento (13%) e controlo (12%).
Analisando as tendências geográficas, os países do sul da Europa (Itália, Espanha e Portugal) são mais motivados pela busca do prazer (26%, 24% e 23%, respetivamente), enquanto em países do norte como a Suécia (32 %) e França (26%) procura-se a ligação pessoal. Da mesma forma, o grupo motivado pela exclusividade é mais comum nos países mediterrânicos do que em outras partes do continente europeu.
Em Portugal, além do hedonismo, os viajantes destacam como motivações essenciais a ligação pessoal (18%) e o desafio (18%). A sensação de controlo e a procura de relaxamento são os aspetos que menos influenciam a escolha dos viajantes portugueses.
Tecnologia para entender e resolver as necessidades dos viajantes
Na apresentação, a eDreams ODIGEO também revelou as tecnologias que utiliza para compreender e resolver as necessidades dos viajantes e revelou os mais recentes desenvolvimentos em inteligência artificial, uma área estratégica para a sua atividade.
Através da análise de algoritmos de dados agregados e anónimos, a eDreams ODIGEO realiza atualmente mais de oito mil milhões de previsões diárias no seu sistema, antecipando o que os viajantes procuram nas suas pesquisas. Graças à aprendizagem automática baseada em máquinas ou machine based learning (MBL na sigla em inglês), a empresa reduziu em mais de 88% o tempo necessário para mostrar as opções de voo para um utilizador.
Mais de um terço dos clientes do grupo realiza mais de uma pesquisa de viagem e, na maioria dos casos, introduz datas diferentes na pesquisa para encontrar o melhor preço. Graças à MBL, a eDreams ODIGEO inclui este tipo de pesquisa em tempo real, e com mais de 80% de fiabilidade pode antecipar e fornecer resultados alternativos antes mesmo que o cliente faça o pedido.
A empresa também introduziu algoritmos de aprendizagem por reforço, semelhantes aos utilizados nos veículos de condução autónoma, o que permite à máquina aprender por si só e adaptar-se automaticamente a ambientes em mudança. Este tipo de algoritmos ajuda a eDreams ODIGEO a acelerar os testes e o lançamento de novos produtos e serviços. Os 18,5 milhões de clientes que procuram e reservam através das marcas eDreams, Opodo, GO Voyages, Travellink ou Liligo têm acesso a uma experiência mais personalizada que lhes proporciona o que eles precisam, quando eles realmente precisam, economizando tempo e dinheiro.
Como explica Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, “a tecnologia é fundamental para entender os viajantes. Como constatámos, é crucial não conhecer apenas a faceta mais funcional do viajante mas também a mais emocional e pessoal, porque permite compreender verdadeiramente o que torna uma viagem numa experiência com significado para cada indivíduo”.
“Ao realizar esta pesquisa e a melhorar a nossa compreensão das motivações de quem viaja através da inteligência artificial e User Experience, podemos continuar a aperfeiçoar e a melhorar a nossa oferta para garantir que oferecemos aos nossos clientes uma experiência verdadeiramente personalizada, algo que os capacita a descobrir o mundo”, adiciona.