Dar a conhecer os aviões que as várias companhias aéreas utilizam para as rotas de e para Portugal é o objetivo desta rubrica. Suba hoje a bordo do Boeing 737 Max 8 da Turkish Airlines, que faz a rota Porto – Istambul – Porto.
Nome do avião/porquê? Vários. Os aviões da frota da Turkish Airlines têm nomes de distritos, províncias, rios
e locais turísticos da Turquia.
Modelo do avião: Boeing 737 MAX 8 (disponível na frota da Turkish Airlines desde 2018).
Rotas do avião de/para Portugal: Porto – Istambul – Porto
Alcance: 6570 km
Nº de aeronaves com este modelo: 20
Idade das aeronaves: idade média deste modelo – 5,4 anos
Novas encomendas deste modelo: 21
Capacidade: 151 passageiros
Nº de classes e nomes/Nº lugares em cada classe: Classe económica com 135 lugares e Classe Executiva com
16 lugares
Descrição das diferentes classes:
- Espaço para as pernas em classe económica: 76-78 cm
- Espaço para as pernas em classe executiva: 109 cm
- Unidade de alimentação e portas de carregamento USB convenientemente localizadas por baixo dos
bancos ou atrás dos assentos.
Serviços gratuitos a bordo:
- Serviço de refeição disponível em todos os voos, nas classes económica e executiva, com seleção
disponível – aplicam-se T&C; - Sistema de entretenimento (IFE) disponível nas classes económica e executiva, com ecrãs individuais
(de alta resolução, 18” em classe executiva e 12” em classe económica, podendo haver ligeiras
diferenças de acordo com o avião). A Turkish Airlines providencia auscultadores em ambas as classes; - Serviço de Wi-Fi disponível nas duas cabines. Já foi anunciado o plano de um serviço ilimitado em toda
a frota; - Serviço de notícias a bordo: jornais e revistas de países todo o mundo, disponíveis para todos os
passageiros da Turkish Airlines, através da aplicação PressReader. Milhares de publicações podem ser
consultadas no idioma de preferência do passageiro. Aplicam-se T&C; - Travel set para todos os passageiros em voos de longo curso.
Serviços pagos a bordo: A Turkish Airlines não tem serviços pagos a bordo.
Tipo de combustível: depende do aparelho utilizado.
A Turkish Airlines tem políticas bastante abrangentes a nível de sustentabilidade.
Os impactos negativos da crise climática mundial e do papel da indústria da aviação são uma realidade e a Turkish Airlines trabalha para reduzir a sua pegada de carbono e minimizar os riscos relacionados com o clima.
A Turkish Airlines adota as metas estabelecidas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para a
indústria da aviação em matéria de combate às alterações climáticas. Neste contexto, a Turkish Airlines toma
medidas decisivas para implementar as melhores práticas da indústria, através de melhorias no seu desempenho
em áreas como a gestão de energia e emissões, estudos de combustível de aviação sustentável, modernização
de frotas e estudos de eficiência de recursos em todas as suas operações.
A Turkish Airlines tem vindo a aumentar a eficiência de combustível através da otimização das operações de voo,
de aviões de nova geração com elevada eficiência de combustível, colabora com universidades para aumentar a
utilização de biocombustíveis e apoia os esforços de investigação e desenvolvimento de biocombustíveis
sustentáveis.
Um dos objetivos da Turkish Airlines é tornar-se uma companhia aérea neutra em carbono até 2050.
Neste momento, 31% da frota da Turkish Airlines é constituída por aviões de nova geração. Prevê-se que aquela
percentagem aumente para 90% até 2033. Estes aviões de nova geração são altamente eficientes em termos de
combustível e melhorias operacionais, e emitem menos 15 a 20% de carbono em comparação com as aeronaves
de geração anterior.