Embratur continua aposta na Europa

&A estratégia é continuar a trabalhar na Europa, porque tem os maiores mercados emissores do mundo”, afirmou ao Ambitur.pt, Leila Holsbach, Directora de Mercados Internacionais da Embratur, acrescentando que o facto da crise na Europa se ter reflectido no Brasil (o número de turistas diminuiu de 367 mil turistas em 2005, para 168 mil em 2012), principalmente nos números de entrada de turistas portugueses, não é visto como um “entrave”. Nós vemos como uma oportunidade de mostrar, principalmente para o mercado português, novos destinos”.Segundo a responsável, que exerce funções na Embratur há 32 anos, “o mercado português para o Brasil é um mercado que tem uma importância tão grande como a Argentina”, uma vez que “o conhecimento que o português tem do Brasil é semelhante” ao deste país. Para Leila Holsbach, “há que trabalhar o mercado, somos conhecidos no mercado europeu como um mercado de sol e praia, precisamos mostrar novos destinos. E os operadores que estão connosco dentro dos stands têm que trazer pacotes com novos destinos, novos produtos, se a situação económica do país está mais complicada, eles têm que saber disso, para trazerem coisas, novidades”.A nova rota da TAP para Manaus e Belém, a ter início a 3 de Junho, é para Leila Holsbach, uma óptima oportunidade para atrair mais portugueses ao Brasil. “São destinos muito diferentes, são destinos que até para o próprio brasileiro são pouco conhecidos. Belém com a parte da cultura e Manaus com a parte de ecoturismo, são coisas novas. Cada vez mais o turista moderno está a procurar uma viagem mais personalizada, as pessoas estão a fugir das viagens “padrão”. Você tem em plena selva Amazónica, um teatro amazónico de arquitectura maravilhosa, e ao mesmo tempo tem condições de vivenciar nesta viagem um mergulho com os golfinhos no rio Amazónio”.Na directoria de mercados internacionais da Embratur há cerca de um ano, Leila Holsbach explica que, “no começo do programa, a função do EBT era uma função de um trabalho macro de promoção. Hoje a estratégia da Embratur é trabalhar o mercado, é bater na porta do operador, é saber se ele está a precisar de alguma coisa, qual a dificuldade que está tendo, é ouvir do operador local e do agente de viagem o que é que está sendo procurado no mercado, para podermos ter uma estratégia adequada a cada mercado”. No que diz respeito à continuidade do EBT em Portugal, com um investimento para 2014 previsto de 1,310 milhões de euros, a responsável afirmou que “o contrato é anual, renovável a cada ano”, acrescentando que acredita que o EBT permaneça. Portugal e a Copa do MundoQuando questionada sobre o que pode Portugal levar ao evento da Copa do Mundo, que decorre no Brasil, nos próximos meses de Junho e Julho, Leila Holsbach afirmou que “Portugal, na primeira fase, é uma equipa fantástica, que tem o Cristiano Ronaldo, que é o melhor do mundo, e vai trazer muitas mulheres para os estádios”. Segundo a responsável, o facto dos “portugueses jogarem em Manaus vai proporcionar um conhecimento do destino que vai ser fantástico. Vai proporcionar às pessoas não só conhecerem o destino onde será o jogo, a cidade sede, mas o que tem no seu entorno”.Segundo Leila Holsbach, são esperados no Brasil neste período cerca de 600 mil turistas estrangeiros, “portanto acredita-se que 25% deles, cerca de 150 mil, vão conhecer outra cidade além da cidade sede”.Por Raquel Pedroso Loureiro