Emirates assinala 10 anos em Portugal

A Emirates celebrou no passado sábado, 9 de julho, os seus 10 anos de operação em Portugal. Desde o voo inaugural em 2012, mais de 2.2 milhões de passageiros realizaram a rota Lisboa-Dubai, usufruindo a extensa rede da companhia.

Atualmente, a companhia tem um voo diário a partir da capital portuguesa, oferecendo aos seus passageiros mais de 130 destinos a partir do Dubai. A partir de 1 de agosto, a Emirates passará a um total de 11 voos semanais via Lisboa para responder ao aumento da procura no mercado, numa fase marcada pela retoma do turismo.

A cerimónia de comemoração decorreu , no Aeroporto Humberto Delgado, e contou com a presença de Francisco Pita, da Administração da ANA Aeroportos de Portugal, Filipe Silva, da Administração do Turismo de Portugal, e de David Quito, Country Manager da Emirates em Portugal.

“Estamos muito satisfeitos por celebrar 10 anos de atividade em Lisboa. Ao longo da última década, os nossos passageiros tiveram a oportunidade de experimentar o que significa voar melhor (Fly Better) numa companhia aérea verdadeiramente global como a Emirates. Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer aos nossos passageiros, aos nossos parceiros, às equipas dos aeroportos e às nossas pessoas que proporcionam uma experiência única a todos aqueles que escolhem voar connosco” declara David Quito, Country Manager da Emirates em Portugal, citado num comunicado.

Portugal é um “mercado chave” em toda a operação da Emirates: “Continuamos empenhados em servir o país e todos os passageiros portugueses com produtos e serviços de uma qualidade inigualável no setor”, acrescenta.

Já Francisco Pita, Chief Commercial Officer da ANA-Aeroportos de Portugal, sublinhou o “o privilégio de acompanhar, desde o primeiro momento, o caminho de sucesso da Emirates em Portugal ao longo destes 10 anos. Em 2012, com a inauguração da rota Dubai-Lisboa, a Emirates abriu aquela que foi a primeira ligação direta de Lisboa ao Médio Oriente, vindo assim facilitar a conectividade, não só com ro Dubai, mas com um alargado conjunto de países da África Oriental, Oceânia e Ásia. Aliás, em 2019, mais de metade dos passageiros desta rota utilizavam o Dubai como plataforma de transferência, sendo que a rota assume também uma enorme importância para o turismo em Portugal: nesse mesmo ano, a maioria dos passageiros entre Dubai e Lisboa viajavam tendo como destino final Portugal. Logo nos primeiros meses de operação a rota demonstrou o seu elevado potencial quer no transporte de passageiros, quer de carga. Também na retoma da pandemia foi assinalável a forma rápida com que a Emirates retomou a operação em julho 2020, logo após o primeiro confinamento, operação que manteve e reforçou desde então.  Neste dia de celebração estão de parabéns todos os que contribuíram para que esta rota tenha aberto, e todos aqueles que, todos os dias, trabalham para que esta ligação aérea continue a ser um sucesso”.

Já Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, afirmou que “a diversificação de mercados emissores tem sido uma das orientações estratégicas do Turismo de Portugal para o crescimento do turismo recetivo no nosso país, conforme verificado na última década. Desde a primeira hora, com o início das suas operações em Portugal, a Emirates foi uma ‘porta aberta’ e um parceiro essencial para atingir esse objetivo, tendo desempenhado ao longo dos anos um papel fundamental no desenvolvimento de fluxos sobretudo de mercados da Ásia/Pacífico. A estreita cooperação que a Emirates teve com o Turismo de Portugal desde o início, muito contribuiu para a abertura de novos mercados emissores para Portugal como a China, Japão, Coreia do Sul, Austrália ou Índia, entre outros. É, por isso, com grande satisfação que recebemos a notícia do reforço das ligações a partir de agosto, esperando continuar a colaborar com a Emirates na retoma da procura desses mercados e dos níveis de capacidade anteriores à pandemia, desejando desde já o maior sucesso à Emirates em Portugal.”

Quando chegou a Portugal a 9 de julho de 2012, a Emirates iniciou o transporte de passageiros com apenas um Boeing 777-200. Desde então, a sua presença no país tem sido reforçada anualmente, com a companhia a procurar novas oportunidades no país sempre que possível, sendo que atualmente a Emirates serve esta rota com o seu Boeing 777-300ER.

A Emirates é atualmente a única transportadora aérea a oferecer voos regulares entre Portugal e os Emirados Árabes Unidos – proporcionando aos passageiros ligações eficientes de Lisboa para destinos populares no Médio Oriente, Ásia e Oceano Índico via Dubai. Através de uma parceria de codeshare com a TAP Air Portugal, a Emirates também oferece ligação a vários destinos através das redes de ambas as companhias aéreas.