Emirates aterra na Croácia

O voo inaugural da Emirates, do Dubai para Zagreb, operado por um Boeing 777-300ER, aterrou com uma saudação com canhões de água e danças populares croatas, num serviço com mais de 350 passageiros a bordo. No voo EK129 viajavam Thierry Antinori, vice-presidente Executivo e diretor comercial da Emirates; Thierry Aucoc, vice-presidente Sénior de Operações Comerciais da Emirates (Europa e Federação Russa); Gari Cappelli, ministro do Turismo da República da Croácia; Ali Al Ahmed, embaixador dos Emirados Árabes Unidos na Croácia; e um contingente de parceiros e líderes empresariais do Dubai, Hong Kong, Índia e China.

Demonstrando o alto nível de interesse na nova rota e a facilidade de ligação para Zagreb, o voo transportou passageiros de mais de 16 países da rede da Emirates, incluindo Taiwan, Austrália, Índia, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, China, Japão, Singapura e África do Sul, refere a companhia, em comunicado.

A operar o voo inaugural, na cabine de pilotagem do B777-300ER, estavam o piloto Rashid Al Ismaili, dos Emirados Árabes Unidos, e o comandante Marin Zdrilic, de nacionalidade croata. A Emirates emprega mais de 250 cidadãos croatas – como pilotos, tripulação de cabine e colaboradores do escritório local no Westin Hotel, em Zagreb.

Ao aterrar no Aeroporto Internacional Franjo Tuđman, a delegação foi recebida por Jacques Feron, CEO do MZLZ d.d. (Aeroporto Internacional Franjo Tuđman) e altos representantes locais e do aeroporto.

“Este é um marco importante para a Emirates, uma vez que lançámos operações completas no mercado e reforçámos o nosso compromisso com o crescimento dos fluxos de comércio e turismo entre o Dubai e a Croácia. Desde a criação da nossa presença comercial no mercado, em 2003, que trabalhámos com os nossos parceiros de comércio e turismo para que este dia acontecesse. Agradecemos a estes parceiros e especialmente ao Ministério do Turismo e ao Aeroporto Internacional Franjo Tuđman pelo apoio na preparação da introdução do nosso voo diário e na realização do evento”, disse Thierry Antinori, vice-presidente Executivo e diretor comercial da Emirates. “Esperamos continuar, nos próximos meses e anos, as parcerias de sucesso que temos estabelecido”, continuou.

“Estou muito satisfeito por ter a oportunidade de receber a Emirates em Zagreb, em nome do Governo e do Ministério do Turismo da República da Croácia. Acreditamos que este voo diário direto, entre o Dubai e Zagreb, trará muitos benefícios para o nosso país. Permitirá, nomeadamente, um crescimento significativo das relações comerciais entre os países e terá um impacto especialmente positivo no turismo. Com os voos diários da Emirates, a Croácia não só se tornará o centro da Europa do Sudeste nas ligações com o Médio Oriente – a zona mais propícia do mundo em termos de crescimento industrial –, como também estará ligada a muitos outros países, como China, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Japão, Taiwan”, referiu o ministro do Turismo da República da Croácia, Gari Cappelli, acrescentando que esta linha implementada durante todo o ano contribuirá para o prolongamento da época turística.

O novo voo diário permitirá o acesso a mais de 80 destinos mundiais na rede global da Emirates, para os viajantes croatas, com respetivo regresso. Os voos de Xangai, Pequim, Banguecoque e Kuala Lumpur, ou Sydney e Melbourne, podem ser feitos com apenas uma escala no hub da Emirates, no Dubai.

“Estamos extremamente orgulhosos pelo facto de uma das maiores companhias aéreas do mundo, a Emirates, escolher Zagreb como seu novo destino nesta parte da Europa e isso é ainda mais importante se tivermos em conta que surge logo depois da abertura do novo terminal de passageiros, que oferece o nível superior de serviço para todos os passageiros e que complementa o melhor serviço prestado pela Emirates”, aponta Jacques Feron, CEO do MZLZ d.d., Concessionário do Aeroporto Internacional de Franjo Tuđman.

O serviço é operado por um Boeing 777-300 ER da Emirates, com uma configuração de três classes, oferecendo oito suites privadas em Primeira Classe, apresentando portas deslizantes automáticas para privacidade, um mini bar pessoal e assentos totalmente inclinados, 42 lugares com assentos reclináveis, em Classe Executiva, e 310 espaçosos lugares em Económica.

Tal como todos os voos da Emirates, os passageiros que viajarem no serviço para Zagreb, poderão usufruir da generosa franquia de bagagem da companhia aérea de até 35 Kg em Classe Económica, 40 Kg em Classe Executiva e 50 Kg em Primeira Classe. A bordo, os passageiros podem explorar o Digital Widescreen ice, que oferece mais de 2500 canais de entretenimento audiovisual on-demand, incluindo os mais recentes filmes, programas de televisão, música, audiobooks e jogos. Podem ainda aproveitar a famosa hospitalidade da tripulação de cabine multicultural da Emirates, bem como dos pratos gourmet de inspiração regional, acompanhados de bebida.

O serviço inaugural em Zagreb operou como EK129, partindo do Dubai às 08:15hrs, chegando a Zagreb às 12:20hrs. O voo de regresso saiu de Zagreb às 15:35hrs, aterrando no Dubai às 23:05hrs.