Emirates Engineering reconfigura segundo avião Boeing 777-200LR

A Emirates Engineering concluiu com sucesso a reconfiguração do segundo avião Boeing 777-200LR na sua frota. A alteração do avião de três para duas classes de cabine foi executada no seu todo nos hangares da Emirates Engineering no Dubai. O avião conta agora com assentos novos e mais amplos na Classe Executiva, numa disposição 2-2-2, uma nova zona de convívio também nesta classe, bem como uma Classe Económica totalmente renovada que oferece aos passageiros uma experiência de voo superior.

O primeiro avião Boeing 777-200LR da Emirates reconfigurado chegou aos céus no início de março de 2018. Os restantes oito aviões Boeing 777-200LR da frota da Emirates serão gradualmente reconfigurados até meados de 2019 e implementados em várias cidades da rede global da companhia, incluindo Santiago, Chile – o mais recente destino da Emirates na América do Sul. A Emirates investiu mais de 150 milhões de dólares para reconfigurar os aviões Boeing 777-200LR na sua frota.

A trabalhar com stakeholders internos e com fornecedores externos, esta mudança levou apenas 22 meses à Emirates Engineering, a partir do momento em que foi tomada esta decisão de reconfigurar a frota de Boeing 777-200LR.

 A Emirates Engineering realizou um processo complexo para garantir que o trabalho fosse concluído com sucesso e dentro do prazo. Isso incluiu um trabalho detalhado para descrever todas as especificações, projetos de revisão e layout, gestão de aquisições e contratos com fornecedores, aprovação de regulamentos de segurança, manutenção de um stock de matérias-primas e gestão de fluxos de trabalho, cronogramas e recursos para a preparação da aterragem do avião e conversão dos interiores.

 Design e fluxo de trabalho

A finalização do projeto foi fundamental para o processo de reconfiguração e o layout da cabine que foi finalmente escolhido foi um dos oito projetos propostos. A equipa de engenharia também teve que garantir as aprovações das autoridades reguladoras, incluindo o GCAA e a FAA, a fim de transformar o avião a partir do seu projeto original.

 Quando o projeto foi finalizado, a Emirates Engineering trabalhou com os fornecedores para garantir que todas as peças e partes necessárias estivessem disponíveis para completar a reconfiguração do avião. No total, a equipa trabalhou com mais de 30 fornecedores geriu mais de 2.700 peças de reposição, tempo de execução e recursos. Fornecedores importantes como a Boeing, a Jamco, a Panasonic, a Rockwell Collins, a Zodiac e a ATG estavam presentes no local para fornecer toda a assistência necessária.

 Aterrar o avião

O passo seguinte no processo foi aterrar o avião para a reconfiguração da cabine. Durante esse tempo, os interiores originais da cabine do avião foram completamente removidos e reconstruídos. A reconfiguração não só envolveu a instalação de novos assentos, como também várias outras mudanças, desde a nova ligação para os sistemas de iluminação, o aumento da altura do teto na cabine da Classe Executiva e a mudança das cozinhas de avião para incorporar o novo espaço de convívio, também da Classe Executiva.

A Emirates Engineering demorou 55 dias em terra para reconfigurar o primeiro avião. No entanto, e resultado das aprendizagens e eficiências alcançadas durante a primeira conversão, a reconfiguração do segundo avião já foi concluída em apenas 35 dias.

 Testes de Segurança

Foram realizados vários testes no avião em várias fases para garantir a segurança nas operações. Os quatro principais tipos de teste que precisaram de ser realizados foram: teste de protótipo em que o design foi validado para conformidade regulatória; teste funcional de componentes de cabine; EMI Interferência Eletromagnética (EMI) e testes de fluxo de ar dentro da cabine e um voo teste de cinco horas com a simulação de vários cenários de voo e testes de incêndio e fumo durante o voo.

No geral, a equipa de Engenharia da Emirates investiu o equivalente a mais de 16.000 horas na conceção e implementação deste projeto de reconfiguração de aviões.

 

A Emirates Engineering opera instalações técnicas modernas e abrangentes no Dubai para manter a sua frota de mais de 260 aviões. Com mais de 136 acres, a infraestrutura de suporte inclui sete hangares de manutenção pesada e quatro hangares de manutenção leve, todos capazes de receber o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. Aproveitando a sua experiência como a maior operadora mundial do Airbus A380 e do Boeing 777, a Emirates Engineering fornece serviços de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) de forma seletiva para partes externas.