À medida que a turbulência se torna um desafio cada vez mais sério para as companhias aéreas, devido ao aumento da sua frequência e intensidade, a Emirates adotou uma abordagem proativa e baseada em dados para minimizar os eventuais incómodos que possa causar, planeando voos mais suaves.
A companhia aérea adotou de forma proativa uma estratégia diversificada e multifacetada, recorrendo a múltiplas fontes de informação para disponibilizar dados sobre turbulência em tempo real e com elevada precisão. Esta abordagem contribuiu para reduzir a ocorrência de turbulência severa inesperada nos voos da sua rede, graças a novas iniciativas lançadas no ano passado que melhoraram a experiência a bordo para passageiros e tripulação.
O atual sistema de deteção meteorológica da Emirates integra o SkyPath, o Lido mPilot da Lufthansa Systems e o IATA Turbulence Aware como uma configuração complementar, proporcionando uma inovação de ponta através de inteligência artificial, aprendizagem automática, dados de turbulência em tempo real recolhidos de várias fontes e relatórios de pilotos.
No ano passado, a Emirates estabeleceu uma parceria com a SkyPath para desenvolver e aperfeiçoar previsões meteorológicas baseadas em inteligência artificial e aprendizagem automática, capazes de identificar áreas de turbulência que os métodos convencionais não conseguem detetar. A plataforma da SkyPath integra relatórios de turbulência em tempo real provenientes de milhares de aeronaves, recorrendo a análises avançadas e a tecnologias de IA e machine learning para gerar previsões precisas, mesmo em zonas sem atividade aérea no momento ou em situações de turbulência invisível, conhecida como clear air turbulence.
A SkyPath recolhe informações de diversas fontes de dados: medições de turbulência universais através da Eddy Dissipation Rate (EDR), dados de transponders Automatic Dependent Surveillance–Broadcast (ADSB) e a tecnologia patenteada de acelerómetro para iPad da própria SkyPath, que converte o movimento do dispositivo em medições precisas de turbulência, fornecendo aos pilotos informações práticas e imediatas. Esta abordagem baseada em múltiplas fontes de dados e impulsionada por inteligência artificial garante uma cobertura global e uma precisão líder na previsão de turbulência no setor da aviação.
A parceria de longa data entre a Emirates e a Lufthansa Systems proporciona uma aplicação móvel personalizada de navegação e cartografia aérea, adaptada às necessidades operacionais da companhia. Através de colaborações com fontes como o Serviço Meteorológico Alemão (DWD), o Lido mPilot oferece relatórios meteorológicos de alta precisão, dados em tempo real sobre nebulosidade e convecção, bem como previsões de turbulência e formação de gelo, melhorando a perceção da situação dos pilotos. A Emirates colabora continuamente com a equipa do Lido para aperfeiçoar a qualidade dos dados meteorológicos e alargar a cobertura global.
Desde que aderiu ao Programa Turbulence Aware da IATA no ano passado, a Emirates tem contribuído ativamente com dados de turbulência em tempo real e também beneficiado deles, graças à sua extensa rede que abrange o Médio Oriente, África, Ásia e Austrália. Estes dados alimentam a plataforma global de turbulência da IATA, que agrega informações de companhias aéreas em todo o mundo, fornecendo uma visão abrangente e em tempo real das condições atmosféricas.
Ao integrar estas informações na sua aplicação eletrónica de navegação — o Electronic Flight Bag (EFB) — a Emirates disponibiliza aos seus pilotos visualizações de turbulência em tempo real e no local. Isto permite uma tomada de decisão mais informada no cockpit, ajudando as tripulações a antecipar e evitar zonas de turbulência, o que, em última análise, melhora o conforto dos passageiros, a segurança operacional e a eficiência no consumo de combustível.






















































