Emirates renova frota de aviões

A Emirates retirou recentemente o A6-EAK do serviço operacional, tendo sido este o último dos 29 aviões A330 que faziam parte da sua frota. O A6-EAK juntou-se à Emirates em 2002 e voou mais de 60 mil horas, percorrendo um total de 45 milhões de quilómetros durante quase 15 anos. A Emirates retirou também o A6-ERN, sendo este modelo dos A340 que se juntou à companhia aérea em 2004, originalmente fabricado em 1999, o último da frota a voar.

Desde janeiro de 2015, a Emirates já retirou 18 aviões A330 e cinco A340 da sua frota. A idade média dos aviões A330 e A340 era de 16,5 anos, um valor bastante inferior comparando com a idade média de 25 anos dos aviões das restantes companhias aéreas. Além dos retirados de serviço desde janeiro de 2015, a Emirates prevê a suspensão gradual de cerca de 25 aviões ao longo de 2017 e 2018, a fim de assegurar que a frota operacional “permaneça moderna e eficiente, oferecendo aos passageiros um maior nível de conforto e segurança”, refere o comunicado.

A retirada destes aviões é compensada pela introdução de novos mais modernos na sua frota. Com isto, a companhia opera uma das frotas mais jovens na sua indústria com uma idade média de 5,2 anos. A sua frota de aviões A380 e Boeing 777 irá também reduzir o impacto ambiental, visto que ambos os aviões possuem uma melhor eficiência a nível de combustível e desempenho, apresentando menores emissões de poluentes.

A Emirates é atualmente a maior operadora dos aviões A380 e Boeing 777 com 85 aviões A380 e 160 Boeing 777 na sua frota. Dos 234 aviões, no valor de mais de 112 mil milhões de dólares que a Emirates tem na sua lista de pedidos, 150 serão os novos Boeing 777X a ser entregues a partir de 2020. Estes aviões contarão com uma vasta oferta de comodidades, incluindo janelas maiores, um teto mais alto e uma cabine mais larga, além de serem mais eficientes a nível de combustível, quando comparados com os aviões antigos.