Emirates usa impressão 3D para produzir componentes dos aviões

A Emirates anunciou que tem usado tecnologia de ponta – impressão 3D – para produzir componentes para as cabines dos seus aviões. A companhia aérea chegou a um importante marco na inovação ao utilizar Selective Laser Sintering (SLS), uma nova e inovadora técnica de impressão 3D para produzir os revestimentos dos monitores de vídeo. Uma das outras mais recentes conquistas foi a impressão 3D, certificação e instalação das grelhas de ventilação da cabine do avião.

A Emirates trabalhou com o 3D Systems, um fornecedor de serviços com base nos Estados Unidos, que fabrica equipamento e material de impressão 3D, e com o UUDS, um Escritório Europeu de Engenharia e Certificação de Aviação e fornecedor de serviços com sede em França, de forma a imprimir a 3D o primeiro revestimento de monitor de vídeo com a plataforma tecnológica Selective Laser Sintering (SLS) do 3D Systems.

Uma das grandes vantagens de usar a técnica SLS é a redução do peso dos componentes impressos combinado com a força das partes produzidas, refere a companhia, em comunicado. O revestimento do monitor de vídeo feito a partir da impressão 3D com SLS pode pesar menos 9% e 13% do que os componentes produzidos tradicionalmente ou através da técnica FDM. Isto tem potencial para reduzir significantemente as emissões de combustível e os custos se pensarmos na produção de peças para toda a frota de aviões da Emirates.

Adicionalmente, com a técnica SLS é possível imprimir mais do que um componente ao mesmo tempo, quando comparados com outros métodos de impressão 3D. Isto leva a uma produção mais rápida e com menos desperdício de matérias-primas.

Utilizar a impressão 3D irá trazer outros benefícios para a Emirates, incluindo maior eficiência na gestão do inventário para centenas de componentes do interior da cabine do avião. Ao poder imprimir componentes necessários num pequeno espaço de tempo, a companhia aérea não terá de deter um grande inventário de peças ou esperar pela reposição do seu stock.

A Emirates irá avaliar a performance e a durabilidade das grelhas de ventilação e do revestimento dos monitores de vídeo antes de os implementar em toda a frota. A companhia irá continuar a procurar novas oportunidade para introduzir componentes com impressão 3D em todas as suas estruturas.