Empreendedores do Alentejo com destaque no 27º Congresso Nacional da AHP

by Raquel Loureiro | 23 Setembro 2015 11:01

No ano em que a hotelaria já bateu recordes históricos de 2007 em alguns dos indicadores, a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal realiza o seu encontro anual no Alentejo, região que também tem crescido sustentadamente nos últimos anos e que se tem destacado no turismo nacional.

Luís Veiga, presidente da AHP, afirma que “durante os dois dias de congresso iremos, em conjunto com os players do setor, analisar o ponto em que Portugal se encontra como destino turístico maduro e iremos também questionar as novas tendências, os atuais e futuros desafios. O Congresso da AHP já é um evento de referência que tem vindo a afirmar-se na agenda do setor e no qual participam prestigiados oradores nacionais e internacionais que contribuem com visões diferenciadoras sobre o Turismo e a Hotelaria. E teremos logo na sessão de abertura a honra e o prazer de ouvir o Comissário Carlos Moedas, filho do Alentejo e um cidadão do mundo, que hoje detém uma pasta fundamental na Comissão Europeia”.

O Alentejo estará em destaque no painel “Os Empreendedores” do Turismo no Alentejo, no primeiro dia, e no qual os oradores irão dar testemunho do processo de crescimento e posicionamento desta região, demonstrar a necessidade e vantagem na articulação entre a tradição e os “novos negócios”, o que faz do Alentejo um “refúgio de luxo” do Turismo em Portugal. Neste painel participarão Catarina Valença Gonçalves, fundadora e diretora geral da Spira, empresa de consultoria cultural que aproveita e promove o património histórico e natural do Alentejo; Ana Isabel Rebelo, administradora do Torre de Palma Wine Hotel, boutique hotel que é um excelente exemplo de recuperação do património histórico e da memória da região e Gonçalo Pessoa, um dos novos empreendedores do Litoral Alentejano e com o desafio de se pretender posicionar no segmento luxo. Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, será omoderador que irá também refletir sobre os modelos de promoção internacional deste destino, a sua articulação com o setor privado e os produtos estratégicos turísticos âncora do Alentejo.

No mesmo dia, 26, o painel “Investir no Turismo em Portugal”, terá como oradores Chitra Stern, Administradora do Martinhal Hotels & Resorts; Jorge Ponce de Leão, Presidente da ANA Aeroportos e José Theotónio, CEO do Grupo Pestana. Em debate na mesa moderada por Luís Correia da Silva estarão questões como “Porquê Portugal? O que pensam do negócio do turismo em Portugal? Que oportunidades e constrangimentos existem? Em que mercados estão a apostar?”.

Segue-se o painel “O Valor do negócio hoteleiro”, onde serão abordados temas como a rentabilidade e sustentabilidade do negócio hoteleiro, os custos de contexto, avaliação e oportunidade de investimento. Para este painel, teremos como Keynote Speaker Robert Chess, Senior Director da CBRE, e foram convidados Núria Vasquez, vice-presidente do Grupo Accor para Espanha e Portugal, e Manuel Proença, presidente do Grupo Hoti. O debate será moderado por Eduardo Abreu, da Neoturis.

O jantar do Congresso contará com as intervenções de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português, e de António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Consulte o programa completo aqui[1].

Endnotes:
  1. aqui: http://www.congressoahp.pt/programa

Source URL: https://www.ambitur.pt/empreendedores-do-alentejo-com-destaque-no-27o-congresso-nacional-da-ahp/