Empresários criticam “falta de apoios” para o turismo náutico em Portugal

Apesar do turismo náutico estar identificado como um dos produtos estratégicos do turismo em Portugal, os empresários desta área presentes na BOOT criticaram a “falta de apoios” existente, afirmando que, no nosso país, ainda não é dada a importância devida a este segmento.

20160125_131814Em declarações ao Ambitur.pt, Rui Palma, managing director da Palmyachts, afirma que, em Portugal”, “vemos ainda muitas das entidades voltadas de costas para os rios e para o mar e isso denota-se também nos apoios que não existem e em todas as ajudas que não existem. Nós para virmos a uma feira destas tem que ser com o nosso esforço e com o nosso dinheiro porque não temos apoio de ninguém, pelo menos até agora não conseguimos ver um interesse muito grande das nossas entidades públicas na promoção deste tipo de turismo”.
Rui Palma chama a atenção para o facto de, “em todos os planos estratégicos do desenvolvimento do turismo, desde há dez anos, o charter ou o produto náutico estarem sempre identificados como produtos estratégicos, mas nunca foi feito nada que justifique essa postura”. “Como se vê nesta feira, (este mercado) tem um potencial brutal e nós somos um país de marinheiro com uma costa fantástica, temos todo o potencial e toda a capacidade para sermos iguais a países que não têm a história náutica que nós temos”, acrescenta.

20160125_140813Uma opinião também partilhada por Carla Costa, responsável da Cape Cruiser, que entende que “o turismo náutico não ocupa o lugar que devia ocupar” em Portugal. No que respeita ao turismo de natureza, a responsável afirma que “faz falta haver uma associação de turismo da natureza. Temos a associação do golfe que está muito bem representada e faz falta que as empresas de turismo da natureza se organizem porque por nós próprios não conseguimos atingir os nossos objetivos”.