Empresas do sector são prioridade no modelo de promoção turística de 2014

O modelo de Promoção e Comercialização Turística Externa para 2014, definido pelo Secretário de Estado do Turismo como um modelo “satisfatório”, dita um maior envolvimento das empresas do sector turístico e das entidades regionais de turismo. A partir do dia 1 de Janeiro de 2014, as Entidades Regionais do Turismo (ERT) passam a ter assento no Conselho Estratégico de Promoção Turística, aumentando a participação dos gestores dos destinos na definição e sustentação da sua oferta e na promoção do destino em Espanha.
Luís Matoso, administrador do Turismo de Portugal,afirmou, durante a apresentação do modelo de promoção para 2014, que este é um fulcral instrumento para o sector. “Acreditamos que o novo protocolo será um instrumento essencial para a implementação de uma política turística de sucesso”, afirmou.
Para Adolfo Mesquita Nunes, “este modelo sendo transitório é um modelo satisfatório tendo em conta a realidade que nós temos em Portugal”. O seu objectivo “não foi concentrar no Turismo de Portugal os instrumentos promocionais, foi sim dotar o Turismo de Portugal com os mecanismos necessários vindos das agências regionais e das entidades regionais, para assegurar esta coerência essencial”.
Na reorganização institucional do modelo de promoção turística para o próximo ano houve ainda a integração da AICEP Portugal e da ANA Aeroportos, uma representação que, segundo o secretário de Estado do Turismo, é necessária, “traz à discussão juntamente com os actores institucionais do turismo outras instituições que têm uma actuação com impacto significativo no turismo e que merecem estar nesta definição de estratégia, ser ouvidos e ouvir”.
O modelo de promoção prevê também a articulação com outros sectores: “estão previstos mecanismo de interacção com outros ministérios nomeadamente com a cultura, a industria e a agricultura”, afirma Adolfo Mesquita Nunes. Quanto às verbas dispensadas, o secretário de Estado do Turismo afirma que “o que o protocolo diz é que se mantêm as verbas do ano anterior, condicionadas às alterações que possam surgir motivadas pela alteração do orçamento de Estado”.
O protocolo foi esta terça-feira celebrado em Lisboa entre o Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo Português, as ERT e as Agências Regionais de Promoção Turística.