Turismo 360º: Living Place acredita que a sustentabilidade “pode ser um importante diferencial competitivo”

A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. Estreia assim hoje uma nova rubrica que irá divulgar, ao longo das próximas semanas, as entidades distinguidas pela sua aposta na sustentabilidade e que já aderiram a este programa. Paulo e Sónia Nabais estão à conversa connosco para nos dar a conhecer a empresa que fundaram e que conta hoje com o selo “Engaged” no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º: a Living Place – Animação Turística.

 

Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?

As empresas que recebem o selo Engaged demonstram que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável do setor do turismo. Este selo é um reconhecimento público do trabalho da equipa da Living Place e pretendemos que seja um importante diferencial competitivo para o futuro. Este selo é também um reconhecimento do nosso compromisso como empresa com as questões de sustentabilidade, visto já possuirmos um histórico de implementação de práticas e políticas de sustentabilidade com a conquista da certificação Biosphere Internacional, nomeadamente na 1) Gestão Ambiental, através da redução do consumo de energia e da diminuição das emissões de CO2, poupança e reutilização da água em processos como rega e charcos criados para aumento da biodiversidade, da reutilização de materiais e também da reciclagem; na 2) Responsabilidade Social, através da promoção da diversidade e da inclusão com atividades que podem ser adaptadas, do bem-estar dos colaboradores que é uma área muito importante na gestão diária da empresa, e do apoio à comunidade local; 3) na Governança Responsável, através da transparência e da ética dos nossos processos e negócios onde se incluem os nossos stakholders. Desta forma cumprimos integralmente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Qual é a principal atividade da empresa?

A organização de atividades de animação turística, lúdicas, recreativas, desportivas ou culturais, destinadas a turistas, empresas e população em geral. A empresa oferece uma variedade de atividades, onde se incluem as atividades de Team Building, Percursos pedestres, turismo de natureza, Bike Trails, atividades e experiências de descoberta do património natural e edificado, Observação da natureza e sensibilização ambiental com Oficinas para as escolas em diversos níveis. A nossa oferta de atividades está disponível com foco na zona centro de Portugal, mas organizamos estas dinâmicas em todo o país.

Quando foi fundada?

Sónia Nabais e Paulo Nabais, fundadores Living Place

Em 2012 por Paulo Nabais e Sónia Nabais, dois apaixonados pelo turismo e pela natureza. A empresa nasceu da vontade de mudar de vida e de promover um turismo mais sustentável e responsável, que respeitasse o meio ambiente e as comunidades locais. O esforço e o risco foram enormes na parte inicial, na medida em que tivemos de deixar os empregos onde laborávamos diariamente para nos dedicarmos inteiramente a esta aventura. O Paulo é licenciado em Desporto e Lazer pela Universidade de Coimbra com uma experiência de mais de 10 anos no setor do turismo, tendo trabalhado em empresas de turismo de natureza e desporto de aventura. A Sónia é licenciada em História pela Universidade de Coimbra e tem uma experiência de mais de 5 anos no setor do turismo, tendo trabalhado vários anos na organização de eventos. Atualmente, a empresa conta com uma equipa de 10 colaboradores, 3 deles a tempo inteiro e 7 deles pontualmente.

O que diferencia a empresa a nível de oferta?

  • Diversidade das atividades disponibilizadas: desde o turismo de natureza ao turismo cultural, passando pelo turismo desportivo e pelo turismo de eventos. Esta variedade permite aos clientes encontrar atividades que correspondam aos seus interesses e necessidades. Aqui também se incluem as atividades de Team Building que têm crescido em número de empresas aderentes.
  • O foco na sustentabilidade: utilizando materiais e equipamentos sustentáveis, promovendo práticas de consumo responsável e sensibilizando os colaboradores e clientes para a importância da sustentabilidade e para o cumprimento dos 17 ODS’s, incluindo os números de emissão de carbono que se encontram espelhados no nosso site.
  • O conhecimento da região: a empresa está sediada no distrito de Aveiro, concelho da Mealhada, e conhece bem a região, oferecendo atividades que permitem aos clientes descobrir a beleza natural e cultural da mesma, como a observação da natureza, que permite aos clientes conhecer a fauna e a flora da região em paralelo com a sensibilização ambiental que ajuda os clientes a compreender a importância da preservação do meio ambiente, no sentido de alterarem o comportamento em seu benefício.

Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?

A adesão baseou-se em vários motivos, entre os quais o reforço do seu compromisso com a sustentabilidade porque a empresa acredita que o programa é uma iniciativa importante para promover o desenvolvimento sustentável do setor do turismo. Outro aspeto que foi ponderado refere-se à questão da obtenção do selo Engaged: o selo Engaged é um reconhecimento público do compromisso com a sustentabilidade e, desta forma, a obtenção do selo tornou-se um objetivo importante, pois acreditamos que este reconhecimento pode ser um importante diferencial competitivo. Mas também reconhecemos que é uma mais-valia o apoio do Turismo de Portugal, já que a empresa espera beneficiar do apoio desta instituição, através de ações de formação, consultoria e outros apoios que possam existir.

Qual foi o benefício do Programa?

Veio criar na equipa uma motivação adicional no cumprimento das questões de sustentabilidade. Se a empresa já promovia nas suas atividades um modelo sustentável de forma a influenciar positivamente clientes, empresas e particulares, no sentido da alteração de comportamentos em prol da sustentabilidade, este programa permitiu-nos ter maior consciência da certeza que estamos a caminhar da direção e sentido corretos. Acreditamos que o programa é uma oportunidade importante para melhorar o nosso desempenho em matéria de sustentabilidade e para nos tornarmos uma empresa ainda mais responsável e sustentável.

Qual é a principal missão da empresa, tendo em conta este Programa?

Promover o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável com grande foco nas nossas ações para incremento da consciência Ambiental, na proteção do planeta e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Living Place acredita que o turismo pode ser uma força de mudança, e que pode contribuir para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento das comunidades locais. A empresa está empenhada em promover um setor do turismo mais sustentável, que respeite o ambiente e as pessoas.

De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?

Inicialmente, a pandemia provocou uma redução da procura turística, o que afetou o volume de negócios da empresa. No entanto, a partir do meio da situação pandémica, a Living Place inicia um processo de crescimento intenso com o aumento exponencial na procura de atividades outdoor, nomeadamente com o desenvolvimento de ações para Team Building onde, ainda hoje, continuamos a desenvolver e a crescer neste tópico. Em modo resumo, a pandemia trouxe à Living Place um crescimento acentuado e tornou-se num momento muito positivo para os negócios da empresa.

Como está a ser a recuperação?

A recuperação nunca se deu, na medida em que nunca sentimos grandemente um retrocesso acentuado nos nossos negócios, o que nos facilitou o trabalho ao longo de todo o período pandémico.

Que projetos/novidades estão em marcha?

Continuarmos a cumprir os ODS’s para manter a certificação da Biosphere Internacional e conseguirmos mais facilmente alterar comportamentos nas populações para benefício do meio ambiente. Estamos a trabalhar na medição das nossas emissões da CO2 e transmitir essa informação sempre que possível, credibilizando a imagem da empresa com instituição responsável e consciente. Estão a ser implementadas medidas e parcerias para fomentar o desenvolvimento tecnológico, que nos parece imprescindível nas sociedades atuais e pelas novas exigências dos turistas modernos e mais conscientes. Desejamos submeter projetos para financiamento e criar novas dinâmicas e atividades para oferecer aos clientes, continuando a incrementar a nossa relação com as Câmaras Municipais com as quais temos tido uma relação de proximidade na elaboração e execução de projetos ligados ao turismo, ambiente, escolas e sustentabilidade. Estamos a gerir o nosso espaço privado, a micro-reserva Eco Quinta Villa Maria, com grande ênfase nas ações ambientais, sendo este trabalho essencial para aprendizagem das empresas, escolas e população em geral que queremos manter e aprofundar, assim como o projeto Águeda Smart City Lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização, um projeto do Município de Águeda que a Living Place dinamiza.

 

Por Diana Fonseca