Enoturismo algarvio visita o Porto

O enoturismo do Algarve viaja até ao Porto para divulgar a oferta vinícola da região, entre os dias 20 e 26 de fevereiro. O encontro dá-se na Wine & Travel Week, que se realiza no Palácio da Bolsa e na Alfândega do Porto.

É na área B2B que o Turismo do Algarve está mais focado. Nos dias 21 e 22, mais de uma centena de compradores internacionais vai promover reuniões de negócios com as empresas e entidades representadas na feira profissional.

Segundo o Turismo do Algarve, em comunicado, esta será a aposta forte da região, em que será promovido um “contacto direto com operadores turísticos especializados em enoturismo, consultores e agentes de viagens”.

“O Algarve é uma das mais promissoras regiões produtoras de vinho do país, pelo ‘terroir’ único, pela elevada incidência de exposição solar e pelo tempero do Atlântico. É também a mais antiga região produtora de vinho em Portugal, tem a terceira adega cooperativa mais antiga do país e cerca de 30 produtores que lançam para o mercado vinhos tranquilos brancos, rosados e tintos, e ainda licorosos e espumantes”, destaca João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.

O responsável assegura que “o setor vitivinícola do Algarve desenvolveu-se muito nos últimos 10 anos”, por isso “há que potenciar o ‘cross selling’ entre vinho e turismo”. “Não só aproveitando os canais da hotelaria e da restauração para escoar a colheita regional, dando-a a conhecer aos turistas, mas também promovendo o Algarve enquanto destino de enoturismo dentro e fora de portas”, remata.

Na área B2B da Wine & Travel Week, o Algarve estará representado em cinco espaços: “um espaço partilhado pelo Turismo do Algarve e a CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve; três em que Albufeira, Lagoa e Portimão surgem em nome próprio; e um último espaço destinado à marca Algarve Golden Terroir”, refere o comunicado enviado à imprensa.

O Turismo do Algarve destaca ainda, no programa de atividades dos dias para profissionais, a Rota dos Vinhos do Algarve, apresentada pela CVA, uma oportunidade para promover a marca “Vinhos do Algarve” junto dos agentes que mais influentes no mercado vínico global.