Envolver as empresas na promoção do Algarve é uma das prioridades da nova direção da ATA

Promover um maior envolvimento e uma participação ativa dos empresários do Algarve num projeto sólido e ambicioso para a promoção da região enquanto destino turístico é um dos grandes objetivos da nova direção da Associação Turismo do Algarve (ATA), liderada por João Fernandes, que ontem venceu as eleições para a presidência deste organismo.

“Iremos trabalhar no sentido de tornar o Algarve um des no mais competitivo e reconhecido pela qualidade e pela diversidade da sua oferta”, revela o novo presidente. “Para isso, vamos potenciar um trabalho em rede, contando com a intervenção de todos os agentes da indústria de turismo da região – desde as empresas de alojamento, às agências de viagens, empresas de animação turística e de rent-a- car ou ainda as marinas, entre outros – em torno desse objetivo comum. Queremos ainda assegurar uma cobertura territorial de toda a região e contar com o contributo de todas as empresas do sotavento ao barlavento algarvio”, explica João Fernandes. “Neste contexto, a estratégia passará por um maior foco na comercialização da oferta da região, visando o aumento do negócios das nossas empresas.”

A partir do próximo dia 17 de dezembro, data em que terá lugar a tomada de posse da nova direção, a ATA passará a partilhar o presidente com a Região Turismo do Algarve (RTA), facto que João Fernandes encara como um desafio estimulante e como benéfico para a região. “As duas organizações são complementares na sua ação, pelo que através da articulação dos seus papéis e da criação de sinergias entre quem define a estratégia de desenvolvimento turístico do destino e quem o promove internacionalmente, será possível obter não só uma maior rentabilização dos vários recursos disponíveis, mas também ganhar uma maior eficácia, um maior peso e um maior poder negocial para o Algarve”.

Para a nova direção da ATA, o futuro da promoção externa passa ainda por dar continuidade à aposta na diversidade da oferta da região, posicionando o Algarve como um destino que, em complemento ao Sol & Mar e ao golfe – dois produtos de excelência, amplamente reconhecidos internacionalmente -, tem outras valências e potencialidades que devem ser exploradas, de forma a gerar diferentes motivações de visita e, consequentemente, novas oportunidades para os turistas virem conhecer a região. Paralelamente, a ATA irá também fomentar a colaboração e o trabalho conjunto com outras regiões em torno de produtos ou temáticas transversais.