EPAV: A formar há 15 anos

Foi em 2007 que a Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos abriu portas. A recuperação do seu espaço em Colares-Sintra, foi assumido pela Cenintel (EPAV) tentando sempre respeitar o legado do espaço que foi doado no sentido do funcionamento de uma escola na área da agricultura, explorando também outras áreas no domínio da floresta, ambiente, turismo rural e enogastronomia.

Atualmente a área da quinta da Sarrazola, ocupada pela EPAV Colares, engloba as instalações de formação, edifício de alojamento local (Sarrazola House e Sarrazola Garden), instalações desportivas, vasta área da quinta cultivada, animais de quinta e ainda uma vinha com 1,5 hectares.

Na vertente formativa, a Escola Profissional Alda Brandão Vasconcelos – EPAV Colares, possui um núcleo escolar de formação turística nas vertentes de Cozinha, Pastelaria, Restaurante, Bar, Padaria, Turismo Ambiental e Rural e ainda cursos de formação e educação de jovens (CEF).

Estas áreas de formação conferem uma dupla certificação, escolar e profissional. Neste âmbito e enquadrado na formação técnica de cada área, desenvolvem-se estágios curriculares/formação em contexto de trabalho, o que permite parcerias e ações conjuntas com diversas empresas da área turística, nomeadamente do concelho de Sintra e de Peniche.

A EPAV em Peniche desenvolve a sua atividade formativa nas antigas instalações da ESTM – IPL, junto ao Largo dos Remédios, ministrando também cursos na área da Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Bar, desde o ano letivo de 2015/2016.

Estes cursos são de grande importância para o tecido empresarial de Peniche conferido habilitações quer ao nível do 9º ano quer ao nível do 12ºano.