EPAV: a garantia de forte empregabilidade dos alunos

Categoria Advisor, Formação

A EPAV- Escola de Hotelaria de Colares caracteriza-se como uma alternativa de educação ao nível da oferta do ensino secundário regular, na região de Colares, no âmbito do ensino profissionalizante. Para o próximo ano letivo (2017/20182017), apresenta uma oferta formativa de Cursos Profissionais com nas áreas de Cozinha-Pastelaria, Pastelaria-Padaria, Restaurante-Bar, Turismo Ambiental e Rural, Proteção Civil, Apoio à Infância e Apoio Psicossocial.

A escola garante aos seus cerca de 500 alunos uma forte empregabilidade após terminarem o secundário, rondando os 96%, algo justificado pelo ensino de excelência que faz com que sejam os próprios empresários a procurar a EPAV para recrutamento de profissionais.

Em poucas instituições de ensino semelhantes em Portugal, os formandos estão em aulas, ao mesmo tempo em que estão em contacto com os animais na quinta existente na escola, como ovelhas, galinhas, cabras ou cavalos, aprendendo como cuidar deles, e passando até pelo abate dos mesmos. Para além da quinta, dentro das instalações da EPAV existe também uma pequena vinha que deverá começar a produzir vinho num ano, com castas originárias da própria região de Colares. Oferecendo aos jovens a possibilidade de ver e conhecer de perto como se produz vinho.

Esta é uma escola que se destaca pela participação em inúmeros eventos culturais, em feiras organizadas pelo município de Sintra e pela confeção de coffee breaks em serviços externos, colaborando também com associações locais e regionais. É, igualmente, um polo dinamizador da gastronomia sintrense e do vinho de Colares com a realização de Almoços Pedagógicos às terças e quintas-feiras e Jantares Temáticos/Gourmet às sextas-feiras, confecionados e servidos pelos alunos no seu Hotel de Aplicação – Sarrazola House – um alojamento local, aberto ao público, com uma estrutura que conta com 22 quartos.

Este artigo foi publicado na edição 303 da Ambitur.