EPIDH: 25 anos de ensino na Hotelaria e Restauração

Faz este ano um quarto de século que a Escola Profissional Infante D. Henrique (EPIDH) exerce a sua actividade formativa na área da Hotelaria e Restauração, bem no centro da cidade do Porto. A oferta integra cursos de cozinha/ pastelaria, restaurante/ bar e recepção e atendimento, todos de nível IV, sendo que actualmente, estão já abertas as inscrições para o próximo ano lectivo.
O projecto educativo da EPIDH assenta no trinómio “saber-fazer”, “saber-saber” e “saber-estar”, conforme explica Olga Sá, directora da instituição, que adianta que o conhecimento, a qualidade educativa, a cidadania e a inclusão foram eleitos como princípios orientadores para que “a Escola seja um local onde se ensina e se aprende, que o seu projecto seja inovador, flexível e inclusivo”.
A EPIDH procura assim a inclusão de todos os alunos e contribui para a formação de quadros técnicos intermédios de referência, bem como para o desenvolvimento dos sectores da Hotelaria e Restauração. Ao longo destes 25 anos, a Escola aperfeiçoou as suas práticas pedagógicas e apurou técnicas, tendo ainda delineado estratégias de actuação para oferecer aos seus alunos um ensino de qualidade e de elevado rigor. “Rigor técnico que a diferencia das demais escolas, e permite que os seus alunos adquiram um conjunto de competências e saberes, valores e atitudes que os habilita a integrar o mundo do trabalho”, sublinha Olga Sá.
Na EPIDH os alunos aprendem fazendo, desenvolvendo e aperfeiçoando o saber técnico instrumental, quer seja nas cozinhas, restaurantes, bar e quarto pedagógicos de que dispõe, apetrechados com equipamentos modernos. Estabeleceu também parcerias com o tecido empresarial, facilitando o nível de empregabilidade dos seus alunos. A directora garante que a EPIDH acompanha personalizadamente os alunos no seu desempenho e integração nas unidades de acolhimento.