Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra acolhe alunos de cozinha da Polónia

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra acolhe alunos de cozinha da Polónia

Categoria Advisor, Formação

De 3 a 7 de dezembro a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra acolhe e dinamiza um conjunto de
atividades que pretendem dar a conhecer a gastronomia e património da região de Coimbra junto de um
grupo de 11 alunos (de cozinha) e 2 professores da Escola de Gdansk – Polónia.

A iniciativa inscreve-se na parceria entre estas escolas, no âmbito do projeto eTwinning “Mind your Diet”, que em 2016/17 foi galardoado com o selo nacional e europeu de qualidade, além de ter recebido o
prémio nacional na categoria de Ensino Profissional (em Portugal) – no dia 6 de dezembro a embaixadora eTwinning Miguela Fernandes deslocou-se à Escola de Hotelaria para entregar a placa de escola eTwinning, bem como a respetiva bandeira.

Por ocasião do 30.º aniversário do programa Erasmus, a Comissão Europeia ofereceu a oportunidade a
jovens para viajar e descobrir a Europa, através da iniciativa Move2Learn – Learn2Move, concretizando-se agora esta interação que permitiu aos jovens polacos descobrir aquela que em 2021 será a Região Europeia de Gastronomia.

Ao longo deste período o grupo de Gdansk, acompanhado pelas coordenadoras do projeto eTwinning da
Escola, Graça Neto e Cláudia Seabra, teve a oportunidade de visitar, criar memórias e enraizar conhecimentos acerca de lugares e iguarias como Tentúgal e o famoso Pastel de Tentúgal, da Pastelaria O Afonso; a Mealhada, a Rota da Bairrada e a arte de assar o Leitão da Bairrada, na Churrasqueira Rocha; as vinhas e os Espumantes da Bairrada, nas Caves Messias e a Universidade de Coimbra.

O intercâmbio de conhecimento, cultura e experiência culmina, hoje, num jantar Luso-Polaco preparado
pelos alunos de Coimbra e da Polónia, partilhando técnicas, produtos e receitas tradicionais de cada umas das regiões. A realizar no Restaurante Pedagógico Janelas do Mondego, este jantar pretende ser uma mostra de sabores luso-polacos, revelando diferenças e pontos de convergência gastronómica.

O eTwinning é um projeto europeu de educação, que constitui uma plataforma que integra professores
de toda a Europa e que visa partilhar ideias e projetos implementados nas escolas, promovendo a partilha e a divulgação, promovendo assim o conhecimento, o reforço do carácter e a educação para a paz.