De fevereiro a maio, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da rede de escolas do Turismo de Portugal, vai levar a cabo um plano de formação para profissionais, desenvolvido à medida de 14 unidades hoteleiras e de restauração de Troia, Comporta/Melides e Alcácer do Sal. Os módulos temáticos e práticos deste programa de formação foram criados de acordo com as necessidades previamente identificadas nos respetivos empreendimentos.
As 14 unidades envolvidas e que vão beneficiar do programa são: Hotel Valo do Gaio, Herdade da Barrosinha, Troia Design Hotel, Pousada Castelo de Alcácer do Sal, JNcQUOI Beach Club RestaurantI, Independente Comporta, AlmaLusa Comporta, Sublime Comporta – Country Retreat & SPA, Pestana Tróia Eco-Resort, Spatia Comporta, Vermelho Melides, Quinta Da Comporta – Wellness Boutique Resort, an SLH Hotel, Aqualuz Troia by The Editory e The Editory by The Sea Troia Comporta Hotel.
O programa destina-se sobretudo aos profissionais que lideram equipas e onde competências de gestão, liderança e inovação são determinantes. O objetivo é capacitar estes profissionais para o trabalho em equipa e estimular a comunicação eficaz entre diversas áreas, preparando-os para os desafios associados aos serviços turísticos de elevada sofisticação.
O plano de formação, que foi desenvolvido para elevar a qualidade dos serviços turísticos garantindo um atendimento de excelência e uma experiência diferenciadora para os clientes, aborda matérias e temas como línguas, serviço de alojamento, serviço turístico na área de restauração e bebidas, e tem a qualidade e a sustentabilidade como aspetos transversais e determinantes para assegurar as competências que conduzem ao sucesso.
A avaliação será contínua e focada no desenvolvimento prático e na aplicação dos conhecimentos adquiridos para que se haja lugar a eventuais ajustes ou melhor adequação de conteúdos, tendo em conta os desafios reais identificados em cada um dos empreendimentos.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “a formação é um pilar essencial para reforçar a competitividade das empresas do turismo e garantir a qualificação contínua dos respetivos profissionais. Apostar no desenvolvimento de competências é investir na excelência do serviço, na satisfação dos clientes e no futuro sustentável do sector. E o Turismo de Portugal demonstrou assim, mais uma vez, a sua atenção às necessidades das empresas, respondendo de forma rápida e objetiva ao desafio que lhe foi colocado.”