Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar assinala 20 anos de existência

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar assinala 20 anos de existência

Categoria Advisor, Formação

Por António Sérgio Araújo de Almeida, professor Adjunto e Subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria (IPLeiria). Coordenador do Mestrado em Turismo e Ambiente da ESTM/Politécnico de Leiria. Doutor em Ciências do Turismo. Membro integrado no CiTUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation.

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria assinala, no corrente ano, 20 anos de existência. Para além de estar a promover ao longo de 2019 uma série de iniciativas de índole científica, a ESTM – Politécnico de Leiria, em parceria com a Universidade da Madeira, está empenhada na realização do XI Congresso Internacional de Turismo (ITC’19). Enquadrado nas atividades desenvolvidas pelo Centre for Tourism Research, Development and Innovation (CiTUR – Politécnico de Leiria), o evento decorrerá entre 5 e 7 de novembro na cidade do Funchal.

O ITC’19 inclui dois tipos de sessões: sessões plenárias, sobre temas de grande interesse para os participantes da conferência, para as quais foram convidados académicos e especialistas reconhecidos; sessões paralelas, onde se apela à comunidade nacional e internacional de investigadores na área do turismo para que apresentem os seus trabalhos de investigação, com possibilidade de serem publicados em revistas científicas indexadas.

Como novidade na sua oferta formativa na ESTM, surgiu este ano a pósgraduação em Wine Business que tem como objetivos habilitar os interessados para um reconhecimento holístico das potencialidades da cadeia de negócios do vinho e da vinha, em Portugal e no estrangeiro, através da aquisição de uma sólida formação em áreas tão diversas como o marketing, a gestão de negócios de vinhos, viticultura e enologia e enoturismo. Pretende-se proporcionar o alcance destes objetivos a todos os que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do wine business e a todos aqueles que pretendam o desenvolvimento, individual ou coletivo, de um negócio sustentável na área.

O Turismo como área multidisciplinar e interdisciplinar de conhecimento científico, continua a suscitar uma aposta com formações multifacetadas sendo de destacar que todas as suas licenciaturas estão certificadas pela Organização Mundial de Turismo (OMT). Turismo, Marketing Turístico, Gestão Turística e Hoteleira, Gestão da Restauração e Catering, Gestão de Eventos e Animação Turística, são as licenciaturas com certificação TEDQUAL. Os Mestrados nesta área de conhecimento continuam a ser outra aposta da ESTM. Na sua oferta formativa consolidam-se quatro programas de 2.º ciclo, concretamente, em Gestão e Direção Hoteleira, Marketing e Promoção Turística, Turismo e Ambiente e Gestão e Sustentabilidade no Turismo, este último lecionado em língua inglesa.

No âmbito dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) no domínio do Turismo, a ESTM tem já em funcionamento os cursos de Animação em Turismo de Natureza e Aventura, Cozinha e Produção Alimentar, e Gestão Hoteleira e Alojamento, cursos que para além de uma desejada inserção profissional, proporcionam a continuidade de estudos, concretamente em licenciaturas. Neste nível de ensino é de destacar o recente TeSP em Marketing Digital no Turismo que visa formar profissionais capazes de planear, implementar, gerir, monitorizar e avaliar estratégias e ações de comunicação em marketing digital com recurso a novas tecnologias de informação e comunicação, no setor do turismo.

Este artigo foi publicado na edição 322 da Ambitur.