Escolas do Turismo de Portugal distinguidas pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial

As mais de duas mil ações de Responsabilidade Social desenvolvidas em 2018 pelas 12 Escolas do Turismo de Portugal, que beneficiaram mais de 81 entidades, de norte a sul do país, levaram a que a Associação Portuguesa de Ética Empresarial distinguisse o projeto formativo do Turismo de Portugal “Uma Educação para a Responsabilidade”, com o Prémio de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Alinhado com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, o trabalho desenvolvido nas Escolas do Turismo de Portugal em torno da sustentabilidade ambiental e social tem-se pautado por contribuir para a preservação do ambiente, o combate a situações de carência e desigualdades sociais, o apoio à melhoria das condições de vida dos beneficiários das ações e a preocupação com as consciencialização, o esclarecimento e a sensibilização escolar para estas temáticas.

O número de projetos realizados anualmente, a quantidade de entidades apoiadas, a crescente colaboração de entidades parceiras, os colaboradores envolvidos e o impacto social e ambiental dos mesmos, comprovam que, para além dos futuros recursos humanos do setor, as Escolas do Turismo de Portugal contribuem para formar cidadãos, com consciência social, ambiental e coletiva, capazes de contribuir para um melhor turismo e uma melhor sociedade.

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “educar para a responsabilidade é um compromisso assumido pelo Turismo de Portugal e incorporado na nossa missão. A Estratégia Turismo 2027 consagra a importância de liderar o turismo do futuro, afirmando Portugal como um destino sustentável, com políticas que valorizam a formação e os profissionais do setor. A concretização desta estratégia tem vindo a ser realizada em diversos eixos, nomeadamente, por via da formação dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal, onde foram introduzidas alterações expressivas na gestão e organização académica, que reforçaram o papel determinante da educação de cidadãos responsáveis, conscientes, atentos e despertos para as causas sociais e ambientais, num mundo fortemente marcado por desigualdades e constantes mudanças. No ano letivo 2019-2020, preparamo-nos para receber dois mil novos alunos nas nossas escolas, que serão os líderes do turismo do futuro. Aliás, face à crescente procura por parte de alunos e empresas do setor, iremos reforçar o número de vagas em algumas Escolas e determinados cursos”.