Espaços de Enoturismo da José Maria da Fonseca reabrem hoje

Espaços de Enoturismo da José Maria da Fonseca reabrem hoje

Categoria Destinos, Explore

Os dois espaços de Enoturismo da José Maria da Fonseca – a Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão, e a Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz – reabrem hoje, dia 6 de Abril, com várias ofertas de visitas, incluindo um novo programa para toda a família. Além da visita guiada, este programa inclui a degustação de vinhos, sumos e produtos regionais.

Em Azeitão, os visitantes da Casa Museu José Maria da Fonseca têm a possibilidade de conhecer a história de quase 200 anos da produtora de vinho, além de visitarem as adegas antigas – Adega da Mata, Adega dos Teares Novos (onde estagia, por exemplo, o vinho Periquita) Adega dos Teares Velhos (onde repousam os Moscatéis de Setúbal mais antigos) – e o maravilhoso Jardim.

Em Reguengos de Monsaraz, os visitantes da Adega José de Sousa encontram uma das adegas mais emblemáticas e antigas do Alentejo, que alia dois estilos muito distintos, entre a tradição e a inovação. Nesta Adega, que preserva a autenticidade da produção dos vinhos de talha, os visitantes podem encontrar 114 ânforas de barro usadas para o método de fermentação ancestral e raríssimo destes vinhos, iniciado há mais de 2000 anos pelos romanos. Ao longo da visita, são explicadas algumas técnicas e equipamentos que visam facilitar a produção dos vinhos de talha, sem adulterar a essência da sua vinificação.

No Programa Família, a visita à Casa Museu José Maria da Fonseca e à Adega José de Sousa terminam com uma prova de dois vinhos para os adultos, uma prova de dois sumos para as crianças, a degustação de produtos regionais, atividades para as crianças e oferta de lápis de cor.