Espanha e a FITUR de parabéns! Portugal aproveita e trabalha turisticamente o fim da vaga atual

A edição da FITUR – Feira de Turismo de Madrid, que decorre na capital espanhola até ao próximo domingo, surpreendeu os profissionais turísticos portugueses que ali se deslocaram, apesar do contexto da atual vaga pandémica se encontrar no seu pico na europa.

Para Gonçalo Rebelo de Almeida (na foto acima), administrador dos Hotéis Vila Galé, ouvido por Ambitur, este é um dos sinais que o setor necessitava para acreditar numa consistente retoma da atividade turística. “Dou os parabéns a Espanha e à organização da FITUR, por ter a coragem de montar isto e ter a capacidade de ter a feira movimentada. É um sinal muito importante que o setor tem que dar de arrancar e regressar rapidamente à normalidade”, considera.

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro, diretor comercial dos Dom Pedro Hotels, considera que “é um prazer estar de volta à FITUR. Apesar do Dom Pedro ter estado presente na edição do ano passado, de maio, nota-se uma grande diferença entre as duas, quer ao nível do número de expositores, quer no número de visitantes profissionais”. De acordo com o hoteleiro, nesta edição “quase que sentimos já uma feira de turismo normal, com a exceção de estarmos todos de máscara”. Em declarações a Ambitur.pt, durante o certame, considera que “assistimos a uma Fitur já a 70/80%, com bastante procura por reuniões, por voltar a restabelecer contatos. Este é um sinal de que a recuperação poderá ser rápida. Que voltando a existir condições para que se viaje normalmente, a recuperação poderá ser bastante rápida”.

João Fernandes

Por seu lado, o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, destaca a capacidade de atuação dos profissionais de turismo de Portugal em aproveitar o certame para trabalharem o curto prazo. Indica o entrevistado que “a verdade é que neste momento temos uma situação na europa que dificulta uma perceção de segurança e que não facilita o convite à visita. Mas estamos a falar de um certame internacional (FITUR) que é um meeting point de duas realidades”. Olhando para uma delas, enquanto feira internacional de um Business to Business, onde encontramos os principais players dos canais de distribuição, companhias aéreas, operadores e online travel agencies, destaca o responsável que “é relevante retomar esse encontro olhos nos olhos. O turismo é uma realidade que se negoceia de uma forma muito profissional, mas a relação humana não deixa de ser importante”. Por outro lado, destaca João Fernandes, “estamos a falar daquele que é o nosso principal mercado de proximidade. A presença de Portugal desta forma expressiva em Espanha é sempre um marco que felizmente tem resultados do ponto de vista desta procura que tem crescido nos últimos anos”.

O presidente do Turismo do Algarve sublinha ainda que “é muito mais importante quando consideramos o contexto atual antecipar aquilo que à partida a partir de março se dará com o fim de última vaga da pandemia. Estamos aqui em pico de uma vaga a preparar já a descida da vaga o que revela que não é por acaso que, no setor do turismo, é o 12º país mais competitivo do mundo”.