Especialistas debatem desafios da mobilidade e futuro do turismo

No dia 9 de fevereiro a partir da 9h30, o Auditório Luís Garcia Contente da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) recebe especialistas do turismo e da urbanidade portuense para debaterem as tendências do turismo que se avizinham e os desafios da mobilidade que a cidade do Porto enfrenta e continuará a enfrentar.

O painel de convidados conta com nomes como Luís Pedro Martins (Presidente da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte), Catarina Santos Cunha (Vereadora do Pelouro do Turismo e da Internacionalização) e Luís Sebastian (Direção Regional de Cultura do Norte).

Participam ainda outros oradores “cujos currículos profissionais constituem mais-valias para a conferência”, lê-se no comunicado enviado pela EHTP à imprensa.

A conferência está dividida em dois painéis, a cargo dos alunos finalistas dos cursos de Gestão de Turismo e Turismo Cultural e do Património da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

O primeiro painel, “Porto – Turismo 2030”, abordará questões específicas como o índice de sustentabilidade da cidade do Porto e a crescente ameaça à identidade portuense, questões cruciais que podem pôr em causa o próprio sucesso da cidade enquanto destino turístico de referência internacional.

O segundo painel, “Desafios para a mobilidade na cidade do Porto”, terá por objetivo identificar os obstáculos prioritários a superar, ao mesmo que tempo que se apresentam propostas de resolução, algumas das quais tendo por base estratégicas implementadas noutros países.

Para Ana Gomes, uma das coordenadores deste projeto, é essencial formar os agentes “para uma mudança positiva e construtiva no que à cidade do Porto diz respeito”.

“Enquanto futuros profissionais do setor, devemos envolver-nos desde cedo na superação dos desafios dos destinos turísticos onde vivemos ou onde se insere a organização que integramos”, considera Ana Gomes.