Essência Festival gera quatro milhões de euros para a cidade do Porto em três dias

O evento da Essência Festival – Food, Drinks & Music, realizado este fim-de-semana, entre 1 e 3 de julho, registou um nível médio global de satisfação de 4,36 (de 1 a 5) entre os participantes. O impacto económico gerado foi de 4 milhões de euros para a cidade do Porto, nos três dias do evento, que deixou 80,4% dos participantes com vontade de voltar na próxima edição. Os dados divulgados fazem parte de um estudo promovido pelo  pelo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC),

Este estudo realçou a atratividade que o Essência Festival – Food, Drinks & Music gerou junto do público, com cerca de 31,0% dos participantes a afirmarem terem-se deslocado propositadamente para visitar o evento. Os participantes consideraram ainda que o Essência Festival ajuda a difundir a cultura da cidade do Porto (4,19, de 1 a 5), lê-se num comunicado.

Em termos de perfil, 55,6% são do género feminino, com uma média de idades de 35 anos, e 84,3% dos participantes têm um nível de escolaridade mínimo de licenciatura. O público de nacionalidade estrangeira atingiu os 41,8% e destacaram-se os visitantes de nacionalidade brasileira, inglesa e alemã, entre outras.

A Edição de Verão do Essência Festival ficou também marcada pela “tendência de digitalização”, verificada em todos os setores no último ano e meio, com “grande parte dos participantes a indicarem que tiveram conhecimento do evento a partir de meios digitais (40,5%)”, revela o estudo.

O estudo do ISAG-EBS e do CICET-FCVC foi implementado ao longo dos dias do evento Essência Festival – Food, Drinks & Music (1 a 3 de julho) e através de entrevistas presenciais e diretas, tendo sido obtidas 464 respostas válidas.