Estadia média por turista diminui no período da Páscoa

Os dados&divulgados pelo Tourism Monitor da Associação da Hotelaria de Portugal, relativamente ao período da Páscoa, vieram &confirmar as expectativas dos hoteleiros, reveladas pelo inquérito &Perspectivas Páscoa 2014&, elaborado pela AHP. Na Páscoa deste ano, registou-se um crescimento de 15,24 p.p. na taxa de ocupação quarto em comparação com 2013, atingindo os 65,28%. O RevPar (preço médio por quarto disponível) fixou-se nos €41,86, registando um aumento de 47,65 % face ao mesmo período do ano anterior e o TrevPar (receita total por quarto disponível) foi de €61,96, registando um aumento de 41,36%. No entanto, e segundo os mesmos dados, os turistas permaneceram menos nos hotéis portugueses, caindo 3,24% para os 1,79 dias. Segundo o módulo comercial do AHP Tourism Monitor, os principais mercados emissores foram a Alemanha, Reino Unido e Espanha. De salientar, também, que, em comparação com a Páscoa de 2013, o mercado nacional registou um aumento de 29,29% para 37,73%. Lisboa foi a cidade que registou a maior taxa de ocupação (80,25%), seguindo-se a Madeira (76,88%) e o grande Porto (67,10%). Os destinos que obtiveram piores foram as Beiras (48,38%) e o Minho (41,87%). De acordo com&Cristina Siza Vieira, presidente da direcção executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, “os resultados obtidos vieram confirmar as expectativas dos nossos hoteleiros e que foram antecipadas por nós com o inquérito Perspectivas Páscoa 2014. A Páscoa continua a ser um período forte para a hotelaria”. A responsável acrescenta que, &apesar de ter sido um período muito positivo, com o crescimento acentuado em todos os indicadores, não podemos deixar de destacar que a estadia média diminuiu, o que denota uma maior contenção por parte dos turistas que ficaram menos tempo nos hotéis”.