“Estamos a caminho de ser um operador generalista”

Pouco mais de um ano após ter integrado os quadros da então Barceló Viajes, agora Ávoris – Reinventing Travel como diretor-geral de operações para Portugal, Diamantino Pereira não hesita hoje em afirmar que “estamos a caminho de ser um operador generalista”. Na festa de apresentação da programação das marcas do grupo, que teve lugar ontem, dia 14 de março, no Iberostar Lisboa, e que contou com mais de 240 convidados, o profissional mostrou-se prudente mas não deixou de apontar para o que foi feito ao longo deste ano, com a introdução de novos produtos no mercado. “Não vamos largar a nossa bandeira, que são as Caraíbas”, frisou Diamantino Pereira, em declarações à Ambitur.pt, mas neste período a Ávoris lançou quatro destinos em voos regulares – Madeira e Açores em voos TAP entre 1 de maio e 31 de outubro, desde Lisboa e Porto; Ilha do Sal, Cabo Verde, com TACV e TAP; e Brasil, também com a TAP – e circuitos de autocarro na Europa com a introdução da Special Tours em Portugal. “Dêem-nos mais tempo, acreditamos que ainda nos falta muito por fazer”, acrescentou o responsável.

Além disso, a Jolidey, uma das marcas mais reconhecidas da Ávoris em Portugal, arriscou e não voltou atrás com o lançamento de um novo destino ainda pouco conhecido no mercado português: Costa Rica. “Temos que inovar, temos que criar produtos com apetência para os portugueses”, explica Diamantino Pereira. Embora admita que não se trata de um destino difícil, confirmou ao Ambitur.pt que as partidas estão garantidas até 13 de julho, num voo triangular Lisboa – Punta Cana – San Jose e, no regresso, San José – Lisboa. “Aprendemos bastante, vamos introduzir algumas correções, mas é para continuar”, garante, não deixando de reconhecer que “é com um esforço muito grande da nossa parte” que o destino segue em frente, “mas quisemos cumprir o que dissemos”.

Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de março, a Ávoris passará a contar com novas instalações, em Sete Rios, com um backoffice que irá apoiar os agentes de viagens portugueses. E, outra novidade desde 16 de janeiro, também no sentido de estar ao lado dos agentes, foi o lançamento do Catai Travel Pricer totalmente em Português, uma ferramenta que permite ao agente de viagens um orçamento em poucos minutos, a confirmação imediata dos voos, e muitas outras vantagens, garante Diamantino Pereira.

Vendas a crescer até março
No que diz respeito às vendas entre janeiro e março, o diretor-geral da Ávoris para Portugal garante que “são muito boas” até porque o “early booking” já é uma realidade no consumidor português. “Até agora estamos muito satisfeitos mas na Ávoris somos muito prudentes e sabemos que o mercado português é muito volátil e que temos de acompanhar as vendas dia a dia, semana a semana, e ir reajustando operações”, frisa o responsável, à Ambitur.pt.

Este ano, além de Punta Cana (República Dominicana), Cancun (México) ou Jamaica, o operador volta a oferecer Cayo Coco, em Cuba, esperando “voltar a encher o destino de turistas”, referiu Nuno Fouto, tour operator Account Manager na Ávoris em Portugal, durante a apresentação. O responsável adiantou que este ano também foi introduzido Samaná na programação do operador mas admitiu que a “grande estrela da nossa empresa” é a Costa Rica, uma operação “que não vai ser cancelada” e para a qual pediu o apoio dos agentes de viagens, afirmando que a Ávoris irá voltar a apostar em formações e repetirá o destino não só em charter como em voo regular. “Muitos queixam-se de que os destinos propostos pelos operadores turísticos são sempre os mesmos, mas nós gostamos de arriscar”, explica Nuno Fouto.

No que se refere ao destino Maurícias, o operador irá repeti-lo pelo terceiro ano, à saída de Madrid, e admite que neste momento, este destino está totalmente identificado com a Quelonea e que, à saída de Portugal, a Ávoris tem cerca de 500 a 600 passageiros que, todos os anos, viajam para este destino. “Temos um voo especial direto todas as segundas-feiras a partir de junho e até dezembro”.