“Este é o primeiro dia de um novo tempo” para o destino turístico mais antigo de Portugal

Foi assim que Eduardo Jesus, presidente da direção da Associação de Promoção da Madeira (APM) e secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, hoje marcou o início do lançamento da nova marca e imagem da Madeira: “Este é o primeiro de um novo tempo” para aquele que é o destino turístico mais antigo de Portugal. Trata-se do culminar de um processo que envolveu muitas entidades e que, devido à pandemia da Covid-19, se teve de redesenhar. O resultado final foi hoje divulgado na Madeira e aponta para o reforço do posicionamento do arquipélago como destino seguro, resiliente e capaz de tomar a dianteira.

O novo posicionamento é um “compromisso de identidade, do passado com o presente, dos costumes com a modernidade”, lembrou Eduardo Jesus. E vem traduzir a arte de bem receber e a capacidade de inclusão tão características desta ilha. “É um compromisso duradouro que espelha o que é genuinamente nosso”, frisa o responsável, “e que nos permite afirmar-nos no mundo como destino de excelência”.

“Madeira. Tão tua” é a assinatura que, em conjunto com o novo logo, dá então vida a esta nova identidade apresentada pela APM. Nascida de um estudo profundo, que visou a identificação dos maiores atributos do território, a conclusão foi clara: a Madeira é um lugar de pertença, um lugar onde todos sentem que fazem parte. A estratégia da marca contou com a colaboração da Bloom Consulting e a nova identidade partiu do trabalho da agência criativa BAR, e estará presente em todos os materiais de comunicação da Região Autónoma da Madeira, dentro e fora de fronteiras.

Com mais de 600 anos de história, a região funde o clima ameno e a natureza exuberante, a um legado histórico e cultural rico e único, devido às inúmeras influências das culturas dos muitos países que, durante séculos, tornaram a Madeira ponto de paragem. Um destino seguro, com um conjunto imenso de experiências para todos, desde a natureza ao mar. Com um povo alegre, dedicado e apaixonado pelas suas ilhas, pronto a receber quem chega. Este é o ponto de partida para uma identidade renovada.

Para Nuno Vale, diretor executivo da APM, a nova Marca Madeira pretende despoletar um sentimento único: Fazer com que cada pessoa sinta que é aqui que pertence. “Este sentimento de pertença…transcrito na expressão “Belong”, na língua inglesa, é a razão porque a marca existe. É muito mais do que os benefícios ou as características unificadoras de uma região. O propósito da marca é um norte, capaz de unificar as nossas gentes e quem nos visita em torno de uma perceção comum e daquilo que nos propomos ser e fazer”.

Miguel Albuquerque

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, esteve também presente neste lançamento e fez questão de frisar que “a nova Marca Madeira é atual e que visa a sua difusão em todos os espaços do mundo, mas também internamente”. O governante afirmou que “estamos prestes a começar um novo ciclo, com o regresso dos fluxos turísticos tradicionais” e que “vamos voltar a ter um ciclo positivo no nosso turismo”.

Os quatro pilares da nova marca:

– Um lugar onde me sinto bem: com um clima ameno todo o ano, a Região Autónoma da Madeira é um território pequeno o suficiente para oferecer uma escala humana, onde nos sentimos aconchegados, tranquilos e muito seguros. Simultaneamente, consegue ser enorme em diversidade, natureza e espaço para respirar.

– Um lugar onde me sinto entre amigos: esta é uma terra da qual sentimos que fazemos parte, independente de qual seja a nossa idade ou os nossos gostos. Um sítio de pessoas autênticas, alegres e orgulhosas da sua história e cultura. Pessoas que recebem como ninguém, que constroem amizades e perpetuam um destino que acolhe de braços abertos há́ mais de 600 anos.

– Um lugar em que vivo como um local: Quer habitantes, como turistas, todos desfrutam do que as ilhas proporcionam: todos os dias há as 4 estações à disposição e, num instante, é possível passar da serra para o mar, ou da floresta para a cidade. Existe uma enorme riqueza histórica e cultural, que é um pouco de todos.

– Um lugar ao qual quero sempre voltar: A experiência turística na região conta com uma infinita oferta: das pessoas à natureza, da cultura à gastronomia, a experiência nunca estará completa. Pode-se voltar em qualquer altura do ano, quando se tiver frio, quando se tiver saudades ou quando, pura e simplesmente, nos quisermos voltar a sentir bem.