Estratégia promocional passa pela valorização do país

Valorizar o país e o que temos, sonhar e cultivar a marca Portugal, são, para Carlos Coelhos, Presidente da Ivity Brand Corp, algumas atitudes a adoptar futuramente. Durante a sua intervenção, esta manhã, na iniciativa BreakfastBusiness, sob o tema &Portugal- Promoção turistica Nacional: Tendências, Branding e Estratégias&, promovida pelo Fórum 2.1, o especialista em Marcas afirmava que&Portugal tem duas hipóteses: &ou mudamos o país, ou mudamos a perspectiva sobre o país&.&O desenvolvimento do país passa pela preservação, pela capacidade de pegarmos nas características endógenas, ou seja, a geografia concreta, a história, os costumes, aquilo que nós temos no país que sempre foi considerada poesia (como se a poesia fosse alguma coisa supérflua da sociedade), e transformá-las em factores de desenvolvimento&, afirma Carlos Coelho, acrescentando que &nós não temos que moldar o país ao interesse dos viajantes ou dos turistas estrangeiros, nós temos que moldar a procura dos viajantes estrangeiros à oferta que temos no nosso país, e isso é um ponto vital na estratégia do turismo&.Segundo o especialista, os portugueses não podem continuar a desvalorizar& os &segredos mais bem guardados da Europa&: &o mundo olha para nós como uma coisa de boa qualidade e nós não acreditamos. Temos as ilhas dos Açores, o melhor peixe do mundo é português e nós insistimos que não é verdade, as melhores ostras do mundo são portuguesas…&, lembra. A solução passa, na opinião de Carlos Coelho, por sabermos valorizar o que é nosso, e por isso há que subir os preços. &Não se come o melhor peixe do mundo barato, não se vai às melhores praias do mundo por um preço barato. Os preços que estão a ser colocados para dormir em Lisboa é o equivalente& ao hotel Ibis na periferia de Londres&, afirma. Há que fazer agricultura de marcas. &É plantar, é semear, não se consegue fazer promoção de um dia para o outro. Temos que regar e depois então temos que colher. Temos que ter tempo, paciência, persistência, capacidade de acreditar que o que temos é bom, que sermos pequenos é extraordinário, as coisas mais valiosas do mundo&são pequenas, os viajantes do mundo que têm mais dinheiro querem coisas únicas, o resto vão a todo o mundo&.O Presidente da Ivity Brand Corp concluiu a sua intervenção afirmando que o &mundo está a mudar&, e por isso &é preciso mudar a visão sobre o país&.& A poesia sempre foi mais à frente que a economia. Os nossos descobrimentos resultaram da capacidade de sonhar, sonhar é a grande energia da economia, as marcas são os homens perpetuados na economia, e a marca de um país é a alma do seu povo e alma é coisa que não nos falta&, afirma.Por: Raquel Loureiro