Estreia do roadshow de Cabo Verde da Solférias em Vigo com “excelente adesão”

Teve inicio, esta segunda-feira, mais uma edição do roadshow “Cabo Verde na Coraçon” promovido pelo operador turístico Solférias. Ao todo, a iniciativa que passou já pelas cidades de Coimbra, Vigo, Porto e Lisboa, e termina hoje em Albufeira, deverá reunir cerca de 520 agentes de viagens.

Na edição deste ano, a grande novidade é a estreia do roadshow em Vigo que, como explicou aos jornalistas, Sónia Regateiro, diretora comercial da Solférias, à margem do evento no Tryp Lisboa Aeroporto, teve uma “excelente adesão”, com a participação de cerca de 40 agentes de viagens. Afirmando que a “recetividade foi excelente”, Sónia Regateiro deu conta que os agentes de viagens se mostraram muito interessados “não só pelas nossas operações do Porto em termos de Cabo Verde, mas outros destinos”. “O que me apercebi é que o mercado em Espanha está muito cansado do Caribe e para eles é muito mais barato vir de autocarro apanhar o voo ao Porto do que estarem a ir para Madrid”, acrescentou a responsável, dando conta ainda de que outros dos fatores abordados pelos agentes de viagens espanhóis foi “o péssimo” horário das ligações da TAP de Vigo para Lisboa, uma vez a chegada está programada para as 20h30, “o que os obriga a pernoitarem uma noite em Lisboa, logo a opção Porto continua a ser a mais viável”.

Tendo o balanço desta primeira experiência sido positivo, Sónia Regateiro afirma que é objetivo da Solférias “apostar fortemente na promoção na zona da Galiza, não só para Cabo Verde, mas para Porto Santo, Saidia e todas as operações que temos à saída do Porto e o nosso Algarve e Portugal”.

Para Sónia Regateiro, o roadshow dedicado ao destino de Cabo Verde foi, mais uma vez, uma aposta ganha tendo reunido mais de 500 agentes. Números que mostram, de acordo com a diretora comercial do operador que, “embora façamos este roadshow anualmente, o interesse pelos agentes no destino e pelas novidades continua a fazê-los mover-se até cá”. “Este ano mudámos a animação na parte do jantar, em vez de metermos a música ao vivo optámos por contratar um par de bailarinos, o que torna o jantar muito mais animado, havendo mais interação com os convidados e com os agentes de viagens”, explicou a responsável, dando conta de que esta opção acaba “por promover mais a cultura de Cabo Verde em termos de dança”. “Hoje em dia o destino é já procurado por muitos grupos de kizomba e pessoas que procuram as danças tradicionais, por isso, acabamos por promover não só a cultura, mas também o novo conceito de viagem para Cabo Verde”, acrescenta.

No que respeita às vendas do destino para o verão, e depois do “early booking até 30 de abril” ter sido “muito bom”, “as coisas acalmaram um bocadinho, principalmente na Boavista, porque os hotéis Riu e Iberostar cortaram os early bookings a partir do dia 1 de maio para os meses de época alta, julho e agosto, o que fez com que os preços aumentassem exponencialmente”. “Atualmente, em Cabo Verde em muitas partidas de julho e agosto está mais caro do que para as Caraíbas”, explicou a responsável, dando conta de que “o Sal continua a vender muito bem”.
Ral al Khaimah “muito bem aceite no mercado”

Sobre os restantes destinos operados pelo operador, Sónia Regateiro, deu conta que “o Brasil abrandou bastante”. “Depois do zika e com a instabilidade política nota-se que realmente as vendas para o Brasil baixaram drasticamente”, afirmou. Ao invés, o operador tem tido muita procura para outros destinos como Porto Santo, “que continua a ser um sucesso de vendas”, havendo já só lugares disponíveis nas últimas duas partidas do mês de setembro. No que toca a Saidia, a partir de 18 de junho já “temos uma boa ocupação”.

De acordo com Sónia Regateiro, “a Grécia está a ser difícil de vender pelo nível de preços e pela concorrência de outros destinos que aparecem” e Ral al Khaimah “está a ser muito bem aceite no mercado em geral”. Maldivas, EUA, Miami, São Tomé e a Disney são outros dos destinos que, segundo a responsável, “se continuam a vender muito bem”.

Sobre o Algarve, a responsável confirma que os portugueses estão a reservar com mais antecedência, tendo o operador tido já que “reforçar os quartos em algumas unidades porque estavam a ter uma grande procura”. Segundo Sónia Regateiro, em julho e agosto, por exemplo, no Riu Guarana já não se consegue confirmar um quarto”. Segundo a responsável, “vai sempre havendo alguma alternativa, quando não é hotelaria, apartamentos, vai-se gerindo, mas já há algumas dificuldades”.